Dom, 03 de maio de 2020, 16:00

Veja as ações da força-tarefa da UFS no enfrentamento ao novo coronavírus
Universidade atua na linha de frente contra doença desde início da pandemia

Fluendo Crescit (flutuando cresce). É sob o lema descrito no brasão da Universidade Federal de Sergipe que gestores, pesquisadores, técnicos, terceirizados e alunos da UFS estão atuando na força-tarefa de enfrentamento à pandemia do coronavírus no estado. A instituição deu início às ações de combate à doença no dia 12 de março deste ano, ao instalar o Comitê de Prevenção e Redução de Riscos para a covid-19. O grupo de trabalho é presidido pelo vice-reitor, professor Valter Joviniano de Santana.

+ Confira aqui o Plano de Contingência da UFS

O Comitê foi criado com a atribuição de monitorar os riscos frente à comunidade universitária e aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de propor à administração da UFS as medidas a serem adotadas para a efetiva redução de riscos acadêmico e administrativo, e atuar na relação da Universidade com a comunidade externa e órgãos de saúde do Estado para otimizar as ações frente à pandemia.

Conheça as ações da força-tarefa por área:

  1. COMUNICAÇÃO PREVENTINA
  2. PRODUÇÃO DE INSUMOS
  3. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
  4. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
  5. TRATAMENTO DE PACIENTES
  6. CURSOS E CAPACITAÇÕES
  7. TESTES RÁPIDOS DA COVID-19
  8. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
  9. PROJETO EpiSERGIPE
  10. MEDIDAS ADMINISTRATIVAS
  11. AUXÍLIO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Comitê de prevenção e riscos foi instalado no dia 12 de março. Foto: André Alcântara
Comitê de prevenção e riscos foi instalado no dia 12 de março. Foto: André Alcântara
  • COMUNICAÇÃO PREVENTIVA

A Rádio UFS FM lançou uma campanha educativa de combate ao coronavírus com dicas e orientações de como prevenir e tratar a doença. O material informativo está sendo veiculado diariamente na programação da emissora universitária. Ouça aqui!

A Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica de Lagarto, em parceria com o Centro de Informações sobre Medicamentos da UFS, criou a Central de Informações sobre a covid-19. A parceria com a Liga Acadêmica em Inclusão dos Deficientes Auditivos e Surdos na Saúde permite também que o conteúdo seja acessado por pessoas surdas.

  • PRODUÇÃO DE INSUMOS

O Laboratório de Biotecnologia Ambiental, em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento de Processo e Produto, está fabricando um item indispensável para a higienização das mãos: o sabonete líquido. O primeiro lote com 100 litros do material foi doado para cerca de dez instituições sociais da Grande Aracaju. A força-tarefa de alunos e professores também já produziu mais de 500 litros de água sanitária.

O Departamento de Farmácia já produziu mais de uma tonelada de álcool gel e 1.500 litros de álcool glicerinado para instituições de Sergipe, entre elas os Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto, Hospital Santa Isabel, Secretaria de Segurança Pública, Defensoria Pública, Fundação Renascer, além de asilos e secretarias municipais. O material também é produzido nos campi de Itabaiana, Lagarto e Glória.

+ Assista aqui: UFS produz álcool gel e glicerinado para hospitais e asilos


Departamento de Farmácia já produziu uma tonelada de álcool gel. Foto: Josafá Neto
Departamento de Farmácia já produziu uma tonelada de álcool gel. Foto: Josafá Neto
  • EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

A Fábrica de Software (Knuth) está produzindo protetores faciais para profissionais de saúde. A ação voluntária surgiu diante do aumento da demanda do uso do equipamento por conta da pandemia. A universidade doou 168 quilos de filamentos para impressoras 3D, possibilitando a fabricação de mais de 5 mil protetores faciais.

Cabine para testes da covid-19 reduz risco de contágio durante coleta. O equipamento de proteção foi desenvolvido pelo Laboratório de Patologia Investigativa da UFS, em parceria com projeto social Valter Passos, a fim de reduzir o risco de contaminação entre pacientes com sintomas da doença e profissionais de saúde na coleta da amostra para o exame RT-PCR, que detecta o novo coronavírus através das vias respiratórias.

O Laboratório de Corrosão e Nanotecnologia, em parceria com o Setor de Gestão de Inovação e Tecnologia do HU e a Superintendência de Infraestrutura da UFS, está fabricando caixas de desinfecção de máscaras descartáveis de filtro N95, usadas, principalmente, para proteger os profissionais de saúde de contaminações no ambiente hospitalar. A tecnologia permite a reutilização do equipamento de proteção individual.


Caixa de desinfecção de máscaras utiliza radiação ultravioleta. Foto: Josafá Neto
Caixa de desinfecção de máscaras utiliza radiação ultravioleta. Foto: Josafá Neto
  • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento estão atuando na linha de frente de divulgação científica sobre a covid-19. O Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional, sob coordenação do professor Luiz Carlos Ribeiro, apresentou uma nota técnica apontando a necessidade de aumentar o isolamento social para conter covid-19 em Sergipe. Outra nota técnica divulgada pelo grupo de pesquisadores do Leader simulou os impactos da pandemia na economia sergipana.

O Grupo de Pesquisa em Treinamento Funcional publicou um artigo na Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício com orientações sobre exercícios físicos em casa durante isolamento social. O estudo liderado pelo professor Marzo Grigoletto busca auxiliar as pessoas que se interessam pelos treinamentos no período de pandemia.

O Laboratório de Patologia Investigativa, coordenado pelo professor Paulo Ricardo Martins Filho, elaborou duas notas técnicas com projeções sobre a ocupação dos leitos de UTI para covid-19 em Sergipe e mostrando a relação entre o aumento de casos da doença no estado e a queda de índice de isolamento social. O professor também publicou um texto na revista científica Science em defesa da ciência no combate à doença, e um artigo na Pan American Journal of Public Health desmentindo a eficácia da mistura do éter e clorofórmio, conhecido como "loló", no tratamento da covid-19. Outras duas publicações abordam fatores de associados à mortalidade por covid-19 e riscos de contaminação do novo coronavírus em procedimentos odontológicos.

+ Saúde mental em tempos de isolamento social é alvo de pesquisa na UFS


Professor Paulo Ricardo Saquete Martins Filho (DESL-LPI) . Foto: Arquivo pessoal
Professor Paulo Ricardo Saquete Martins Filho (DESL-LPI) . Foto: Arquivo pessoal
  • TRATAMENTO DE PACIENTES

Através do aplicativo Monitora Covid-19, cinco professores do Departamento de Medicina estão atuando na linha de frente no atendimento online a pacientes com o novo coronavírus no estado. A ferramenta permite realizar consultas virtuais no horário das 8h às 18h, monitorar a situação de pessoas com sintomas da doença, orientar o usuário sobre riscos de contaminação, e localizar uma unidade de saúde mais próxima.

+ Baixe aqui o aplicativo Monitora Covid-19

O Hospital Universitário de Lagarto colocou em funcionamento a Unidade de Doenças Respiratórias com 46 leitos, sendo 10 de UTI. O HUL-UFS também prepara a abertura de um hospital de campanha com a ampliação de 20 leitos. Além disso, para reforçar a força-tarefa no combate ao coronavírus, 69 novos profissionais, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, foram contratados pela Ebserh de forma temporária.

Em Aracaju, o Hospital Universitário de Aracaju abriu uma área com 30 leitos para atender pacientes com diagnóstico do novo coronavírus. São 14 leitos de UTI e 16 de enfermaria. A unidade não funciona no sistema porta aberta para casos de covid-19, já que os pacientes são encaminhados ao hospital pela Secretaria de Saúde de Aracaju.

+ Assista aqui: HU abre 30 leitos para pacientes com coronavírus em Aracaju


HU abre leitos exclusivos para pacientes com covid-19. Foto: Sérgio Silva/SMS
HU abre leitos exclusivos para pacientes com covid-19. Foto: Sérgio Silva/SMS
  • CURSOS E CAPACITAÇÕES

Durante um mês, cerca 700 agentes comunitários de saúde de Aracaju foram capacitados para atuar no enfrentamento à doença na atenção primária à saúde da população. A iniciativa surgiu por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, através do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Universitário de Aracaju, e a Secretaria Municipal de Saúde.

Quinhentos profissionais de saúde do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) estão sendo treinados para o atendimento a pacientes com diagnóstico da covid-19. As capacitações de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem são realizadas no Centro de Simulações e Práticas da UFS, no campus de Lagarto, a partir de simulações realísticas, como sequência rápida de intubação, ventilação mecânica protetora, reanimação cardiopulmonar, e paramentação e desparamentação.

+ Assista aqui: UFS e HUL capacitam profissionais de saúde contra covid-19


Equipes de saúde do HUL recebem capacitação na UFS. Foto: Josafá Neto
Equipes de saúde do HUL recebem capacitação na UFS. Foto: Josafá Neto
  • TESTES RÁPIDOS DA COVID-19

A Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a Secretaria de Saúde de Aracaju, está mapeando a circulação do novo coronavírus na capital sergipana. Os professores do Departamento de Medicina da UFS, Roque Pacheco de Almeida, Amélia Ribeiro de Jesus e Enaldo Vieira de Melo, preparam o estudo de prevalência da covid-19 nos bairros do município, a partir da realização de 2.680 testes rápidos.

A Universidade também firmou um acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Ministério Público Federal (MPF-SE) e Ministério Público do Estado de Sergipe (MP-SE) para a realização de 7.500 testes rápidos. Coordenada pelo professor Lysandro Boges, do Laboratório Bioquímica Clínica da UFS, a primeira etapa do projeto analisou 3.047 amostras de sangue de pessoas assintomáticas em dez municípios.

+ Assista aqui: Força-tarefa da UFS realiza testes rápidos da covid-19


Força-tarefa realizou mais de 3 mil testes em dez cidades. Foto: Josafá Neto
Força-tarefa realizou mais de 3 mil testes em dez cidades. Foto: Josafá Neto
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

A Superintendência de Tecnologia da Informação da UFS (STI) implementou a ferramenta Microsoft Teams, através do pacote Office 365, da Microsoft, que permite que alunos, professores e técnicos administrativos da instituição possam utilizá-la inteiramente de graça, na modalidade online, em dispositivos pessoais ou de trabalho.

A Fábrica de Software da UFS (KNUTH) também desenvolveu um sistema que permite integrar os resultados de exames virais, a exemplo testes da covid-19, dos 5.570 municípios brasileiros. O objetivo é solucionar a falta de integração de dados sobre a aplicação de testes do novo coronavírus na população brasileira. A ferramenta Monitora SUS pode ser acessada através do endereço: www.monitorasus.ufs.br

+ Assista aqui: UFS inicia segunda fase de testes rápidos da covid-19


 Ferramenta permite monitoramento de testes no país. Foto: Reprodução/Monitora SUS
Ferramenta permite monitoramento de testes no país. Foto: Reprodução/Monitora SUS
  • PROJETO EpiSERGIPE

A Universidade Federal de Sergipe firmou uma parceria com o Governo de Sergipe para o desenvolvimento de um projeto que visa acompanhar o grau de contaminação e os impactos do novo coronarívurs em Sergipe. O investimento será de R$4.160.000,00 através de emenda parlamentar. Subdividido em três vertentes, o projeto terá duração de um ano e consiste em monitorar o nível de infecção por Covid-19, identificando-se a prevalência em quinze municípios, estimar os impactos socioeconômicos da pandemia no estado e acompanhar de impactos sociais sobre populações vulneráveis.

Essa ação é inspirada em um projeto originalmente desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), intitulado “Evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no RS: estudo de base populacional – EPICOVID-19”.

+ Leia aqui: o que é o projeto EpiSergipe?


Projeto EpiSergipe receberá investimento de R$4.160.000,00. Foto: Editora UFS
Projeto EpiSergipe receberá investimento de R$4.160.000,00. Foto: Editora UFS
  • MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

Inicialmente, o Comitê recomendou a suspensão das atividades acadêmicas extracurriculares, como aulas inaugurais, eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais. Com o avanço da pandemia, a UFS decidiu suspender as atividades acadêmicas presenciais e estabelecer normas para a execução do trabalho remoto. Atualmente, o início do período letivo regular 2020.1 da graduação está suspenso.

+ Leia aqui: portarias e instruções normativas

A UFS lançou ainda uma chamada pública conjunta com as normas e os procedimentos para inscrição e registro de atividades acadêmicas, culturais e artísticas desenvolvidas remotamente, e voltadas ao atendimento da comunidade universitária e sociedade em geral. As ações devem ocorrer durante o período de suspensão de atividades presenciais e medidas de distanciamento social em decorrência da pandemia.

A Pró-Reitoria de Graduação da UFS também publicou edital regulamentando a oferta de componentes curriculares, preferencialmente optativos, por meio remoto, em Período Letivo Especial (2019.4). A Prograd considerou a situação de emergência em saúde pública devido à pandemia de covid-19, que motivou a suspensão das atividades acadêmicas presenciais nos seis campi da universidade desde o dia 17 de março.

+ Assista aqui: Pró-reitor de graduação explica edital de período letivo especial

Outra medida foi possibilitar a antecipação da cerimônia de colação de grau de 40 alunos da 97ª turma do curso de Medicina. Os novos médicos solicitaram a abreviação do curso para reforçar o sistema de saúde do estado durante a situação de emergência de saúde pública neste período, de acordo com as regulamentações da universidade, seguindo as orientações técnicas do Ministério da Educação (MEC).


Estudantes receberam atestado de conclusão do curso. Foto: Schirlene Reis
Estudantes receberam atestado de conclusão do curso. Foto: Schirlene Reis
  • AUXÍLIO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A UFS lançou um Plano de Ação Emergencial de Assistência Estudantil frente à Covid-19. O plano atende alunos previamente avaliados e assistidos através de programas de assistência estudantil cujos recursos recebidos, provenientes de bolsas de qualquer natureza e auxílios, somados, sejam inferiores a R$ 400 por mês. O Plano de Ação Emergencial da instituição eleva, então, de forma provisória e emergencial o valor mínimo recebido por estudante a R$ 400, beneficiando um total de 1.549 alunos.

O Serviço de Psicologia da Assistência Estudantil (SPAE) continua desempenhando suas funções de forma remota. Além das palestras virtuais com psicólogos, são realizadas atividades de rotina relativas à comissão e ao acompanhamento dos residentes, atividades assíncronas de orientação ao público por meio do perfil no instagram, e publicações de cuidados com saúde mental em períodos de confinamento.

Saiba mais informações em: coronavirus.ufs.br

Abel Victor

Josafá Neto

Marcos Cardoso


Atualizado em: Ter, 02 de junho de 2020, 14:06
Notícias UFS