Cinco pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão realizando um levantamento para entender como anda a saúde mental das pessoas em tempos de isolamento social durante a pandemia do coronavírus. A pesquisa foi lançada no último dia 6 pelos professores Elder Cerqueira, Zenith Delabrida, Walter Lisboa, Diogo Seco e André Faro, após a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde.
+ Clique aqui para responder o questionário
De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Elder Cerqueira, a ideia surgiu a partir da necessidade de pensar as variáveis psicológicas associadas à situação da pandemia. "Internacionalmente, a gente fez uma revisão e [notou] que existem outros estudos tentando monitorar como a população tem reagido a algumas questões relacionadas à Covid-19, como adesão ao confinamento e as questões comportamentais associadas a essa adaptação, como depressão, ansiedade e stress, ligadas ao medo ou a ideias de transmissão do novo vírus na sociedade," explica.
Cerqueira acrescenta que o objetivo é impulsionar a pesquisa durante o período de pandemia para obter um histórico de dados capaz de permitir, a partir de gráficos, a comparação entre os indicadores psicológicos e o número de casos do novo coronavírus no Brasil. Esse diagnóstico também pode servir para direcionar estratégias de intervenção em saúde coletiva, e ajudar a criar ferramentas para profissionais com alta demanda de atendimento no campo da psicologia em decorrência da pandemia.
“Estamos preocupados [para] que as ações em relação à saúde mental, isolamento social e à Covid-19 sejam pautadas em dados científicos. E a gente vai se esforçar para liberar os resultados o mais rápido possível”, afirma a professora Zenith Delabrida.
Como participar?
Para participar da pesquisa, basta responder um questionário que contém questões relacionadas ao comportamento no período de isolamento social , como gerenciamento das emoções e consumo de informação. Também devem ser informados dados sociodemográficos, como bairro, gênero e idade. Os questionários serão identificados por códigos para garantir o sigilo das informações fornecidas pelos participantes.
Em caso de desconforto durante a realização do questionário ou dúvidas relativas ao estudo, o participante pode entrar em contato com o professor Elder Cerqueira por meio do telefone: (79) 9 9143-6110 ou através do e-mail eldercerqueira@yahoo.com
Por Abel Victor e Josafá Neto