O que é radiodifusão educativa?
É o Serviço de Radiodifusão Sonora (rádio) ou de Sons e Imagens (TV) destinado à transmissão de programas educativo-culturais, que, além de atuar em conjunto com os sistemas de ensino de qualquer nível ou modalidade, vise a educação básica e superior, a educação permanente e formação para o trabalho, além de abranger as atividades de divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional.
Qual deve ser a programação das rádios e televisões educativas?
Será admitida apenas a transmissão de programas com finalidades educativo-culturais. Os programas de caráter recreativo, informativo ou de divulgação desportiva poderão ser considerados educativo-culturais, se neles estiverem presentes elementos instrutivos ou enfoques educativo-culturais identificados na sua apresentação.
Pode haver publicidade em emissoras de radiodifusão educativa?
O parágrafo único do art. 13 do Decreto-lei nº. 236, de 28 de fevereiro de 1967, diz que as televisões e rádios educativas não têm caráter comercial, sendo vedada a transmissão de qualquer propaganda, direta ou indiretamente. Uma melhor análise desse artigo, contudo, deve levar em conta o art. 19 da lei 9.637, de 15, de maio de 1998, que traz o seguinte enunciado: as entidades que absorverem atividades de rádio e televisão educativa poderão receber recursos e veicular publicidade institucional de entidades de direito público ou privado, a título de apoio cultural, admitindo-se o patrocínio de programas, eventos e projetos, vedada a veiculação remunerada de anúncios e outras práticas que configurem comercialização de intervalos. Assim, as entidades de radiodifusão educativa qualificadas como organização social, de acordo com a Lei 9.637, podem veicular publicidade, desde que essa se enquadre no conceito de apoio cultural.
A qual unidade administrativa a Rádio UFS está diretamente vinculada?
À Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (DECAV). Foi criada em substutição ao Núcleo de Editoração e Audiovisual (NEAV), através da resolução nº 40/2018/CONSU, de 17 de dezembro de 2018. O órgão suplementar é responsável pela coordenação as atividades de comunicação, produção audiovisual e editorial da UFS, através da Coordenação de Comunicação Institucional, da Rádio Universitária, da Produtora Audiovisual e da Editora UFS.
Como está estruturada a programação da Rádio UFS?
Com uma programação focada na educação, cultura, informação e prestação de serviços, a emissora se constitui como um relevante espaço midiático na relação da UFS com a sociedade e com sua comunidade interna estudantes, professores e servidores. Assim como outras emissoras universitárias pelo país, a Rádio UFS tem uma programação que pretende contemplar a produção acadêmica sem perder de vista a diversidade de formatos que o veículo rádio permite.
Como faço para trabalhar na Rádio UFS?
O ingresso na Rádio UFS ocorre:
1. Através de concurso público para servidores do quadro técnico-administrativo. A abertura de concurso público está condicionada à liberação de vagas pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e Ministério da Educação;
2. Através de seleção pública para bolsista remunerado e voluntário. Os editais, destinados a estudantes de Comunicação de UFS, são lançados periodicamente e a depender da publicação dos Editais de Seleção de Planos de Trabalho PRODAP.
3. Através de contratação por empresa terceirizada que presta serviços à UFS.
Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações:
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, 8h às 18h
Telefones: 79 3194 6911 | 6912
Whatsapp: 79 9 8867 6101
E-mail: radioufs@gmail.com
Endereço: Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos, Avenida Marcelo Dédas Chagas, s/n, Jardim Rosa Elze - CEP 49107-230 - São Cristóvão/SE