Quinhentos profissionais de saúde do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) estão sendo treinados para o atendimento a pacientes com casos de Covid-19. As capacitações de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem foram iniciadas no Centro de Simulações e Práticas da UFS, no campus de Lagarto, desde a confirmação dos primeiros casos de infecção do novo coronavírus no estado.
A estrutura de UTI simulada da universidade possibilita que cada profissional da equipe multidisciplinar seja capacitado por meio de simulação realística. Na prática, isso é feito a partir de estações de treinamento, como sequência rápida de intubação, ventilação mecânica protetora, reanimação cardiopulmonar, e paramentação e desparamentação.
O gerente de ensino e pesquisa do HUL, professor Fernando Every, conta que a ideia das capacitações surgiu da necessidade de garantir “segurança, proteção e tranquilidade” aos profissionais do hospital no atendimento aos infectados pelo vírus.
+ Pesquisadores da UFS preparam mapa epidemiológico da covid-19 em Aracaju
“Existem muitos receios, muitas dúvidas quanto ao tratamento do paciente com a Covid - 19. Baseado nisso, nós decidimos implementar uma série de capacitações e treinamentos para preparar toda a equipe (dos riscos de contágio da doença), prioritariamente, para os profissionais que estão na linha de frente," afirma o professor.
Fernando Every valoriza ainda a parceria da UFS com o HUL para realização das ações de formação. “A universidade é uma grande parceria, fornecendo para todos a estrutura, como centros de simulações e práticas, e equipamentos. A universidade também tem possibilitado capacitações muito efetivas e de forma rápida”," complementa.
+ HUL-UFS é referência no atendimento de casos de coronavírus em Sergipe
O médico-hemodinamicista do HUL, Rafael Moreno, considera que a formação teórico-prática dos profissionais de saúde é essencial para o hospital lidar com uma eventual superlotação dos leitos, em função do aumento de casos no estado. “Tudo é sistematizado. Eles estão treinando com todo material disponível no momento de realizar os atendimentos desses pacientes. Aqui, a gente consegue simular a vida real: tem monitor cardíaco, desfibrilador e manequim representando um humano," explica.
+ Veja aqui as ações da UFS no enfrentamento ao novo coronavírus
O superintendente do HUL, Manoel Cerqueira, afirmou que as capacitações são uma das ações primordiais para que o hospital seja apontado como uma das referências no estado para o tratamento da doença.“Treinar as pessoas para que elas se sintam o máximo seguras para cuidar bem dos pacientes acometidos ou suspeitos," ressalta.
O chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HUL, Marcos Henrique dos Santos, destaca a preocupação da unidade hospitalar com a segurança dos profissionais e do atendimento aos pacientes. “Temos uma equipe devidamente treinada, com EPI´s adequados, para proporcionar um atendimento seguro," finaliza o enfermeiro do HUL.
Por Abel Victor e Josafá Neto