O Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS) colocou em funcionamento, nesta quinta-feira, 23, uma área com 30 leitos para atender pacientes com diagnóstico do novo coronavírus. São 14 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e 16 de enfermaria. O prédio do centro cirúrgico do HU passou por adaptações para receber a nova estrutura.
A superintendente do HU-UFS, professora Angela Silva, afirma que o hospital não funcionará no sistema porta aberta para casos de covid-19. Neste caso, os pacientes serão encaminhados para a unidade hospitalar pela Secretaria de Saúde de Aracaju.
“É preciso esclarecer que o paciente não pode chegar no HU dizendo que tem uma sintomatologia compatível com a covid-19 para ser internado de imediato. Ele terá que procurar uma unidade básica de saúde ou um serviço de atendimento de urgência do município de Aracaju para ser encaminhado para cá,“ explica a superintendente do HU.
O hospital mobilizou cerca de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos, para atuar na linha de frente do enfrentamento à doença por meio do Sistema Único de Saúde.
+ HUL-UFS é referência no atendimento de casos do novo coronavírus em Sergipe
“Esses serviços estão sendo viabilizados graças a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que a gente contratualiza, e também os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho e as Justiças Estadual e Federal, além da colaboração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a Ebserh,” acrescenta a superintendente.
A abertura da estrutura foi planejada com a Secretaria de Saúde de Aracaju, que faz a regulação do serviço com o HU-UFS. “Já temos um fluxograma de regulação desses pacientes. Tudo será feito através de uma central de regulação de leitos através de médicos da secretaria, e que também terá uma classificação de risco, aqui, no Hospital Universitário,” conta a secretária municipal de saúde, Waneska de Souza Barboza.
Ampliação de leitos
Com a abertura dessas novas vagas, os dois hospitais universitários de Sergipe tem 76 leitos exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. Isso porque o Hospital Universitário de Lagarto conta com 46 leitos para atender pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus na Unidade de Doenças Respitórias.
O vice-reitor da UFS, professor Valter Santana, disse que as estruturas das duas unidades ajudam na formatação da rede de apoio aos pacientes com covid-19. “É uma participação muito importante da universidade, preparando a sociedade, para que a gente possa passar por essa pandemia da melhor forma possível,” conclui Valter.
Por Abel Victor e Josafá Neto