Qui, 26 de março de 2020, 15:27

Coronavírus: UFS produz protetores faciais em impressoras 3D para hospitais
Universidade doou filamentos para confecção de mais de 5 mil máscaras
Protetores são de uso individual para profissionais de saúde. Foto:Projeto Cuid4r

A Universidade Federal de Sergipe, por meio da Fábrica de Software (Knuth), está produzindo protetores faciais para profissionais de saúde do Estado. A UFS integra a força-tarefa de instituições e empresas públicas e privadas na fabricação das máscaras de proteção para hospitais e unidades de saúde. A ação voluntária surgiu diante do aumento da demanda do uso do equipamento por conta da pandemia do coronavírus.

Segundo o professor do Departamento de Sistemas de Informação da UFS e coordenador da Knuth, Marcos Dósea, a universidade doou 168 quilos de filamentos para impressoras 3D, possibilitando a fabricação de mais de 5 mil protetores faciais.

“Percebendo que essa não era a única iniciativa no estado de Sergipe, conversei com os voluntários para unificação dos grupos e apoiá-los através da universidade. O apoio foi realizado para o projeto 'Cuidar de quem cuida da gente', coordenado pela professora Stephanie Kamarry, do IFS, porque já possuía um protótipo de protetor facial e processos de produção em vias de validação pela Secretaria de Saúde," explica Dósea.

Segundo o professor da UFS, a articulação da universidade possibilitou ainda a integração do Sergipetec e Tiradentes Innovation Center ao projeto com suas impressoras 3D. “O apoio do Sergipetec tem sido essencial na tentativa de levar a produção do equipamento para uma indústria sergipana. Estamos negociando e fazendo orçamentos, visto que a ação poderia incrementar a produção em até 10x”, finaliza.

Por Josafá Neto

Atualizado em: Dom, 29 de março de 2020, 10:15