Ter, 17 de outubro de 2023, 06:30

Rádio UFS conquista Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária
Emissora universitária acumula 27 prêmios de jornalismo e divulgação científica
Jornalista Josafá Neto recebe troféu do Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária. Fotos: Rádio UFS

A Rádio UFS FM 92.1 foi premiada, na noite da última segunda-feira, 16, na primeira edição do Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária 2023, da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública).

O anúncio dos vencedores do concurso aconteceu na abertura do II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

A emissora universitária levou o segundo lugar com a série de reportagens "Farinhada Sergipana: da agricultura de subsistência ao ecoturismo". Ao todo, 13 trabalhos de canais de rádio e televisão universitários de todo o país concorreram ao prêmio.

Em três episódios, a série de reportagens mostra as potencialidades da cultura da mandioca em Sergipe, sob as perspectivas economia, ambiental, social e cultural. A produção foi dos jornalistas Josafá Neto, Juliana Almeida e Alysson Lima.

Img 8329

"Conquistar mais uma premiação, dessa vez voltada à comunicação pública universitária, reforça o compromisso da Rádio UFS de levar informação com qualidade ao público, valorizando a cidadania," afirma o coordenador de Jornalismo da emissora universitária, Josafá Neto.

Ouça aqui a série especial "Farinhada Sergipana":

+ Farinha gera renda e pode abrir portas para ecoturismo em Sergipe

+ Cooperativa impulsiona beneficiamento da mandioca e derivados

+ Estudantes transformam casca de mandioca em plástico biodegradável

A Rádio UFS já conquistou 27 prêmios de jornalismo e divulgação científica em 14 anos de existência. Em 2023, a emissora também venceu o Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica, Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo, Prêmio Setransp de Jornalismo e Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Prêmio Neuza Meller

Com foco na construção da cidadania, o Prêmio é uma homenagem à memória da jornalista Neuza Meller, que foi servidora da Universidade de Brasília e diretora da UnBTV por dez anos. Ela faleceu, no ano de 2021, vítima de complicaçòes por causa da covid-19.

A atuação de Meller no âmbito da comunicação pública, em defesa da ampliação da relevância e visibilidade das televisões universitárias, é emblemática, já que participou da transformação do órgão em canal universitário, que passou a ocupar o Canal 15 da TV a Cabo NET Brasília desde 2006, quando foi criado o Canal Universitário de Brasília (UnBTV).

Rádio UFS FM 92.1

Atualizado em: Ter, 17 de outubro de 2023, 07:06