Sex, 28 de julho de 2023, 04:04

Rádio UFS vence Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo 2023
Emissora universitária acumula 25 prêmios de jornalismo e divulgação científica
Daniel Brandi, assessor de imprensa do BNB; e Josafá Neto, jornalista da Rádio UFS. Foto: Divulgação/BNB

Pela sétima vez, a Rádio UFS FM 92.1 venceu o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional. O anúncio dos vencedores da 23ª edição da premiação do BNB aconteceu nesta quinta-feira, 27, em Fortaleza-CE, no encerramento do 29° Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento.

A emissora universitária levou o primeiro lugar na categoria "Estadual" - sendo o único veículo de comunicação sergipano premiado na edição deste ano - com a série de reportagens “Farinhada Sergipana: da agricultura de subsistência ao ecoturismo.”

Com três episódios, o trabalho jornalístico mostra as potencialidades da cultura da mandioca, em Sergipe, sob as perspectivas econômica, cultural, social, ambiental e educacional. A série foi produzida pelos jornalistas Josafá Neto, Juliana Almeida e Alysson Lima.

Rádio UFS foi o único veículo de comunicação de SE premiado nesta edição. Foto: Divulgação/Rádio UFS

Ouça abaixo a série de reportagens premiada:

+ Farinha gera renda e pode abrir portas para ecoturismo em Sergipe

+ Cooperativa impulsiona beneficiamento da mandioca e derivados

+ Estudantes transformam casca de mandioca em plástico biodegradável

A Rádio UFS também conquistou o prêmio nas edições de 2013, 2014, 2015, 2016, 2018 e 2019. A edição deste ano recebeu 233 inscrições, sendo que o Banco do Nordeste distribuiu, ao todo, R$ 234 mil para os 18 melhores trabalhos jornalísticos de texto, áudio, fotografia, audiovisual e multimídia.

Criado em 1980, o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional contempla produções jornalísticas profissionais e universitárias com foco em iniciativas ou atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente corretas e que respeitem o princípio da diversidade cultural.

Cerimônia reuniu profissionais de jornalismo na sede do banco em Fortaleza-CE. Foto: Divulgação/BNB

Conheça os 18 vencedores do Prêmio BNB 2023:

• Grande Prêmio Nacional – Caravana Nordeste Potência. Eco Nordeste. Fortaleza (CE). Autora: Maristela Machado Crispim.
  • Prêmio Nacional de Texto – Pimenta rosa capixaba conquista o mundo e pode ganhar Indicação Geográfica. Anuário do Agronegócio Capixaba. Guaçuí (ES). Autores: Leandro Fidelis, Fernanda Zandonadi.
  • Prêmio Nacional de Fotografia – Ceará ocupa a terceira maior geração de energia renovável do Nordeste. O Povo. Fortaleza (CE). Francisco Sampaio Fontenelle.
  • Prêmio Nacional de Áudio – Na Paraíba o agro não é pop, não é tech, mas é tudo… para muitos. Rádio Tabajara. João Pessoa (PB). Autores: Marcos Thomaz, Fernanda Gonçalves, Marcos Pak, João Lira.
  • Prêmio Nacional de Audiovisual – Vaqueiros do Sertão da Bahia – uma cultura que se mantém viva de geração em geração. TV Globo. São Paulo (SP). Autores: Bruna Marin, Douglas Campos, Anderson Oliveira, Maria Luiza Silveira, Leandro Cássio, Fabiola Marzabal.
  • Prêmio Nacional de Projetos Multimídia – Especial Cariri Pré-Histórico. O Povo. Fortaleza (CE). Autores: Catalina Leite, Fátima Sudário, Regina Ribeiro, Cristiane Frota, Isac Bernardo, Catalina Leite, Aurélio Alves.
  • Prêmio Estadual de Alagoas – Sol: A energia do Sertão. Gazeta de Alagoas. Maceió (AL). Autores: Hebert Borges, Regina Carvalho.
  • Prêmio Estadual da Bahia – Mineração na Chapada Diamantina ameaça alguns dos melhores cafés e cachaças do Brasil. Mongabay. Salvador (BA). Autor: Rafael Martins.
  • Prêmio Estadual do Ceará – A economia como caminho para a redução do desperdício. O Povo. Fortaleza (CE). Karyne Lane, Irna Cavalcante, Lucas Jansen, Fábio Lima.
  • Prêmio Estadual do Espírito Santo – Lavoura, pecuária e floresta: integração que dá certo. Revista Conexão Safra. Guaçuí (ES). Autores: Leandro Fidelis, Rosimeri Ronquetti.
  • Prêmio Estadual do Maranhão – Com desafios na área ambiental e mão de obra, agronegócio vira ferramenta para o desenvolvimento do MA. G1 Maranhão. São Luís (MA). Autor: Rafael Cardoso Souza.
  • Prêmio Estadual de Minas Gerais – O custo dos combustíveis para quem produz e a criatividade para garantir o transporte e a melhoria de vida no sertão. Estado de Minas. Montes Claros (MG). Autor: Luiz Ribeiro.
  • Prêmio Estadual da Paraíba – Série Energia Nossa – Segunda Temporada. TVs Cabo Branco e Paraíba. João Pessoa (PB). Autores: Laerte Cerqueira, Thiago Ferreira, Eisenhower Almeida, Othávio Farias.
  • Prêmio Estadual de Pernambuco – Montadora da Jeep: O salto na economia de Pernambuco. Movimento Econômico. Recife (PE). Autoras: Angela Fernanda Belfort, Patrícia Raposo.
  • Prêmio Estadual do Piauí – A ascensão do mel: como o Piauí se tornou o maior exportador nacional do produto. Piauí Negócios. Teresina (PI). Autores: Robert Pedrosa e Nícolas Barbosa.
  • Prêmio Estadual do Rio Grande do Norte – Rota do Camarão. TCM Telecom. Mossoró (RN). Autores: Moisés Albuquerque, Tárcio Araújo, Thiago Roberto, Fernando Nícolas.
  • Prêmio Estadual de Sergipe – Farinhada sergipana: da agricultura de subsistência ao ecoturismo. Rádio UFS. Aracaju (SE). Autores: Josafá Bonifácio da Silva Neto, Juliana Correia Almeida, Alysson Lima Araújo.
  • Prêmio Extrarregional – A Chapada Diamantina agora também produz vinhos, e muito bons. UOL. São Paulo (SP). Autores: Tânia Nogueira, Eduardo Burckhardt.
  • Prêmio Universitário – Criatividade Desterritorializada. Revista Matéria Prima. Fortaleza (CE). Autores: Keyssianne Morais de Oliveira, Victor Alexandre Dutra, Victória Davyla, Borges da Silva, Emily Menezes de Araújo, Maria Monike Lima de Oliveira, Natali Silva Brandão Araújo, Isabela Queiroz, Santos Silva Rodrigues, Leonardo Costa da Silva.

Rádio UFS FM 92.1 com informações do BNB

Atualizado em: Sex, 04 de agosto de 2023, 17:10