Qui, 31 de agosto de 2023, 08:01

Rádio UFS e TV UFS levam primeiros lugares do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023
Emissoras universitárias são vencedoras da etapa estadual da premiação
Caio Ribeiro, Welson Deivide, Josafá Neto e Maíra Bittencourt receberam premiação. Fotos: Letícia Nery/Ascom UFS
Caio Ribeiro, Welson Deivide, Josafá Neto e Maíra Bittencourt receberam premiação. Fotos: Letícia Nery/Ascom UFS

A Rádio UFS FM e a TV UFS venceram a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quarta-feira, 30, no auditório do Sebrae-SE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em Aracaju. ​

+ Ouça aqui a reportagem sobre a premiação

Este ano, em Sergipe, ao todo, 65 trabalhos foram inscritos em quatro categorias: Texto, Áudio, Vídeo e Foto. Após a etapa estadual, os primeiros colocados de cada categoria vão disputar a etapa regional, que é classificatória para a etapa nacional da premiação.


Josafá Neto produziu série de reportagens para Rádio UFS sobre farinha de mandioca no estado
Josafá Neto produziu série de reportagens para Rádio UFS sobre farinha de mandioca no estado

Na categoria "Áudio", a Rádio UFS levou o primeiro lugar com a série de reportagens “Farinhada Sergipana". Em três episódios, o trabalho jornalístico mostra as potencialidades da cultura da mandioca no estado, sob as perspectivas econômica, social e ambiental.

A série foi apresentada pela jornalista Juliana Almeida, com produção de Josafá Neto e edição de Alysson Lima. "É o reconhecimento de um esforço para produzir jornalismo com profundidade, clareza e de forma humanizada", destacou Josafá Neto.

Trata-se do 26º prêmio de jornalismo e divulgação científica da rádio universitária em 14 anos de existência. A Rádio UFS também venceu a etapa estadual da premiação do Sebrae nos anos de 2012, 2014 e 2015.

Ouça aqui a série de reportagens da Rádio UFS:

+ Farinha gera renda e pode abrir portas para ecoturismo em Sergipe

+ Cooperativa impulsiona beneficiamento da mandioca e derivados

+ Estudantes transformam casca de mandioca em plástico biodegradável


Maíra Bittencourt apresentou série de reportagens para TV UFS sobre produção leiteira em Sergipe
Maíra Bittencourt apresentou série de reportagens para TV UFS sobre produção leiteira em Sergipe

Na categoria "Vídeo", a TV UFS ganhou o primeiro lugar com a série de reportagens "Ouro Branco: leite impulsiona desenvolvimento socioeconômico no semiárido sergipano". Em três episódios, o material jornalístico destaca a força da produção leiteira no Sertão Sergipano.

A série foi conduzida pela jornalista Maíra Bittencourt, com produção de Josafá Neto, edição de Osmar Rios e Welson Deivide, e imagens de Caio Ribeiro e Jeferson Santos. "Essas premiações reforçam o compromisso da UFS de fazer jornalismo de qualidade na comunicação pública", pontou Maíra Bittencourt.

Este é o segundo prêmio de jornalismo da TV universtiária. Em 2023, a TV UFS também conquistou o Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovaçào Tecnológica da Fapitec (Fundação de Apoio a Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe).

Assista aqui a série de reportagens da TV UFS:


Profissionais da Rádio UFS e TV UFS levaram primeiros lugares nas categorias Áudio e Vídeo
Profissionais da Rádio UFS e TV UFS levaram primeiros lugares nas categorias Áudio e Vídeo

O Prêmio

O Prêmio Sebrae de Jornalismo bateu um recorde de inscrições nesta 10ª edição. A iniciativa realizada pelo Sebrae para reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira teve a marca histórica de 1.899 trabalhos inscritos em todo o país.

O tema da edição deste ano é “a contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A premiação contempla conteúdos que abordam temáticas relacionadas à atividade empreendedora no Brasil, como inovação, digitalização, acesso a crédito, startups, e entre outros.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias


Atualizado em: Qui, 31 de agosto de 2023, 08:02

Notícias Relacionadas
Notícias UFS