Qui, 31 de agosto de 2023, 08:01

Rádio UFS e TV UFS levam primeiros lugares do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023
Emissoras universitárias são vencedoras da etapa estadual da premiação
Caio Ribeiro, Welson Deivide, Josafá Neto e Maíra Bittencourt receberam premiação. Fotos: Letícia Nery/Ascom UFS

A Rádio UFS FM e a TV UFS venceram a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quarta-feira, 30, no auditório do Sebrae-SE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em Aracaju. ​

+ Ouça aqui a reportagem sobre a premiação

Este ano, em Sergipe, ao todo, 65 trabalhos foram inscritos em quatro categorias: Texto, Áudio, Vídeo e Foto. Após a etapa estadual, os primeiros colocados de cada categoria vão disputar a etapa regional, que é classificatória para a etapa nacional da premiação.

Josafá Neto produziu série de reportagens para Rádio UFS sobre farinha de mandioca no estado

Na categoria "Áudio", a Rádio UFS levou o primeiro lugar com a série de reportagens “Farinhada Sergipana". Em três episódios, o trabalho jornalístico mostra as potencialidades da cultura da mandioca no estado, sob as perspectivas econômica, social e ambiental.

A série foi apresentada pela jornalista Juliana Almeida, com produção de Josafá Neto e edição de Alysson Lima. "É o reconhecimento de um esforço para produzir jornalismo com profundidade, clareza e de forma humanizada", destacou Josafá Neto.

Trata-se do 26º prêmio de jornalismo e divulgação científica da rádio universitária em 14 anos de existência. A Rádio UFS também venceu a etapa estadual da premiação do Sebrae nos anos de 2012, 2014 e 2015.

Ouça aqui a série de reportagens da Rádio UFS:

+ Farinha gera renda e pode abrir portas para ecoturismo em Sergipe

+ Cooperativa impulsiona beneficiamento da mandioca e derivados

+ Estudantes transformam casca de mandioca em plástico biodegradável

Maíra Bittencourt apresentou série de reportagens para TV UFS sobre produção leiteira em Sergipe

Na categoria "Vídeo", a TV UFS ganhou o primeiro lugar com a série de reportagens "Ouro Branco: leite impulsiona desenvolvimento socioeconômico no semiárido sergipano". Em três episódios, o material jornalístico destaca a força da produção leiteira no Sertão Sergipano.

A série foi conduzida pela jornalista Maíra Bittencourt, com produção de Josafá Neto, edição de Osmar Rios e Welson Deivide, e imagens de Caio Ribeiro e Jeferson Santos. "Essas premiações reforçam o compromisso da UFS de fazer jornalismo de qualidade na comunicação pública", pontou Maíra Bittencourt.

Este é o segundo prêmio de jornalismo da TV universtiária. Em 2023, a TV UFS também conquistou o Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovaçào Tecnológica da Fapitec (Fundação de Apoio a Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe).

Assista aqui a série de reportagens da TV UFS:

Profissionais da Rádio UFS e TV UFS levaram primeiros lugares nas categorias Áudio e Vídeo

O Prêmio

O Prêmio Sebrae de Jornalismo bateu um recorde de inscrições nesta 10ª edição. A iniciativa realizada pelo Sebrae para reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira teve a marca histórica de 1.899 trabalhos inscritos em todo o país.

O tema da edição deste ano é “a contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A premiação contempla conteúdos que abordam temáticas relacionadas à atividade empreendedora no Brasil, como inovação, digitalização, acesso a crédito, startups, e entre outros.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

Atualizado em: Qui, 31 de agosto de 2023, 08:02