Sex, 19 de novembro de 2021, 10:54

Coletânea sobre percursos da investigação científica marca 25 anos do Prodema
Produção de pesquisadores da UFS demonstra como ciência foi constituída historicamente

Para comemorar os 25 anos de atividades realizadas pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal de Sergipe (Prodema), foi lançada a coletânea “Percursos da Investigação Científica”. Organizado pelos professores Antônio Carlos dos Santos e Silvia Maria Santos Matos, o livro tem como um dos principais objetivos registrar como os pesquisadores têm trabalhado o conteúdo na disciplina obrigatória Lógica da Investigação Científica.

+ Veja aqui como foi a live de lançamento do livro

Os artigos reunidos na coletânea publicada em agosto deste ano pela editora República do Livro foram escritos por 25 discentes do mestrado e do doutorado do Prodema. O conteúdo abordado nos dez capítulos do livro vai desde o método e ciência em Galileu Galilei, até teorias desenvolvidas por filósofos como Auguste Conte e Jean-Jacques Rousseau.


Capa do livro lançado pelo Prodema nos 25 anos do Programa. Foto: Reprodução/República do Livro
Capa do livro lançado pelo Prodema nos 25 anos do Programa. Foto: Reprodução/República do Livro

Com 223 páginas, a produção, segundo os organizadores, busca mostrar como a ciência foi constituída ao longo dos séculos. “Esse processo de concepção da obra se deu a partir do conteúdo da referida disciplina, considerando o protagonismo do tema da ciência tão questionado ultimamente, sobretudo em nosso país. Então, pensamos em mostrar a ciência sob a perspectiva deste percurso histórico e de seu arcabouço metodológico, além de proporcionar ao leitor a compreensão do seu modo de fazer e de sua lógica”, explica Silvia Matos.

“Nós fizemos um edital para que os alunos se inscrevessem. Esses alunos mandaram os textos e nós fizemos uma seleção, porque vários alunos escolheram os mesmos temas. E nós convidamos alunos das últimas disciplinas, dos últimos três anos. A partir daí, trabalhamos cerca de um ano nesses textos e que agora nós vemos em livro”, acrescenta Antônio Carlos.

Augusto Vinícius Nascimento, biólogo e mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS, é o autor do capítulo sobre o método e a ciência em Galileu Galilei, cuja proposta é destacar a importância do físico italiano para a ciência moderna.

+ Professor de Filosofia da UFS lança livro sobre Clarice Lispector


Biólogo Augusto Vinícius Nascimento é um dos 25 autores da coletânea. Foto: Arquivo pessoal
Biólogo Augusto Vinícius Nascimento é um dos 25 autores da coletânea. Foto: Arquivo pessoal

“É uma honra participar dessa obra. Mais do que nunca, é necessário ressaltarmos a importância de um livro como esse, não só para alunos da pós-graduação, mas também para alunos de graduação”, ressalta o autor.

Prodema: 25 anos de pesquisas interdisciplinares

O início das atividades do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFS ocorreu em 1995, com a implementação do curso de mestrado. Duas linhas de pesquisas norteiam o programa: Planejamento e gestão ambiental e dinâmica e avaliação ambiental, com área de concentração em desenvolvimento de regiões semiáridas e costeiras. Atualmente, possui o conceito 5 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nota máxima para os programas com apenas mestrado.

“O Prodema integra uma rede que é de caráter interdisciplinar que tem como objetivo promover a formação de especialistas em nível de mestrado e doutorado capazes de participar ativamente na produção de conhecimento, da elaboração de planos de ensino e pesquisa voltados para as questões do desenvolvimento sustentável da região Nordeste do Brasil”, explica o coordenador do Prodema, Inajá Francisco de Sousa.


Coordenador do Prodema, professor Inajá Francisco ressalta trajetória do programa ao longo de duas décadas. Foto: Arquivo especial
Coordenador do Prodema, professor Inajá Francisco ressalta trajetória do programa ao longo de duas décadas. Foto: Arquivo especial
A ideia que originou o projeto da Rede Prodema surgiu três anos antes do começo dos trabalhos, em 1992, após uma proposta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na 54ª plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, realizada em Aracaju.

Além da UFS, outras seis instituições integram a rede: Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a Universidade Estadual de Santa Cruz, da Bahia.

Wesley Júnior, sob supervisão de Josafá Neto

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 19 de novembro de 2021, 16:47

Notícias Relacionadas
Notícias UFS