Para comemorar os 25 anos de atividades realizadas pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal de Sergipe (Prodema), foi lançada a coletânea “Percursos da Investigação Científica”. Organizado pelos professores Antônio Carlos dos Santos e Silvia Maria Santos Matos, o livro tem como um dos principais objetivos registrar como os pesquisadores têm trabalhado o conteúdo na disciplina obrigatória Lógica da Investigação Científica.
+ Veja aqui como foi a live de lançamento do livro
Os artigos reunidos na coletânea publicada em agosto deste ano pela editora República do Livro foram escritos por 25 discentes do mestrado e do doutorado do Prodema. O conteúdo abordado nos dez capítulos do livro vai desde o método e ciência em Galileu Galilei, até teorias desenvolvidas por filósofos como Auguste Conte e Jean-Jacques Rousseau.
Com 223 páginas, a produção, segundo os organizadores, busca mostrar como a ciência foi constituída ao longo dos séculos. “Esse processo de concepção da obra se deu a partir do conteúdo da referida disciplina, considerando o protagonismo do tema da ciência tão questionado ultimamente, sobretudo em nosso país. Então, pensamos em mostrar a ciência sob a perspectiva deste percurso histórico e de seu arcabouço metodológico, além de proporcionar ao leitor a compreensão do seu modo de fazer e de sua lógica”, explica Silvia Matos.
“Nós fizemos um edital para que os alunos se inscrevessem. Esses alunos mandaram os textos e nós fizemos uma seleção, porque vários alunos escolheram os mesmos temas. E nós convidamos alunos das últimas disciplinas, dos últimos três anos. A partir daí, trabalhamos cerca de um ano nesses textos e que agora nós vemos em livro”, acrescenta Antônio Carlos.
Augusto Vinícius Nascimento, biólogo e mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS, é o autor do capítulo sobre o método e a ciência em Galileu Galilei, cuja proposta é destacar a importância do físico italiano para a ciência moderna.
+ Professor de Filosofia da UFS lança livro sobre Clarice Lispector
“É uma honra participar dessa obra. Mais do que nunca, é necessário ressaltarmos a importância de um livro como esse, não só para alunos da pós-graduação, mas também para alunos de graduação”, ressalta o autor.
Prodema: 25 anos de pesquisas interdisciplinares
O início das atividades do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFS ocorreu em 1995, com a implementação do curso de mestrado. Duas linhas de pesquisas norteiam o programa: Planejamento e gestão ambiental e dinâmica e avaliação ambiental, com área de concentração em desenvolvimento de regiões semiáridas e costeiras. Atualmente, possui o conceito 5 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nota máxima para os programas com apenas mestrado.
“O Prodema integra uma rede que é de caráter interdisciplinar que tem como objetivo promover a formação de especialistas em nível de mestrado e doutorado capazes de participar ativamente na produção de conhecimento, da elaboração de planos de ensino e pesquisa voltados para as questões do desenvolvimento sustentável da região Nordeste do Brasil”, explica o coordenador do Prodema, Inajá Francisco de Sousa.
Além da UFS, outras seis instituições integram a rede: Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a Universidade Estadual de Santa Cruz, da Bahia.
Wesley Júnior, sob supervisão de Josafá Neto
comunica@academico.ufs.br