Qua, 25 de agosto de 2021, 09:20

Livro reúne textos de coluna sobre ética e política veiculada na Rádio UFS
Obra foi organizada por professores do Departamento de Filosofia
Capa do livro organizado pelos professores Antônio Carlos e Antônio Pereira. Foto: Reprodução/República do Livro
Capa do livro organizado pelos professores Antônio Carlos e Antônio Pereira. Foto: Reprodução/República do Livro

Primeiro, no rádio. Agora, em livro. A coluna Caleidoscópio, veiculada na programação jornalística da Rádio UFS FM desde 2018, também se transformou em “Caleidoscópio: reflexões sobre ética e política”. Lançada pela República do Livro, a obra reúne 69 textos escritos para a coluna pelos sete integrantes do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política (GEFP-UFS).

Organizado pelos professores do Departamento de Filosofia, Antônio Carlos dos Santos e Antônio José Pereira, o livro analisa temáticas modernas e contemporâneas a partir da perspectiva da ética e da política. O aborto, o ensino remoto, as eleições presidenciais, a ética ambiental, a amizade e os erros no Poder Judiciário são alguns dos assuntos abordados nas 208 páginas.

O livro, disponível para download, tem sete capítulos com número variado de textos.“Cada um de nós [do GEFP] escolheu e organizou os textos de acordo com o critério pessoal e de acordo com o tema, identidade ou unidade temática”, afirmou Antônio Carlos, que é também coordenador do GEFP.

Alcançar outras audiências, como a dos professores, é um dos objetivos da obra.“É um livro que não tem notas explicativas. É um livro leve, todos os temas são atuais e tudo isso facilita a compreensão. E o que a gente quer é disseminar [o livro] para o maior número de pessoas”, destacou o coordenador.


Antônio Carlos é coordenador do Grupo de Ética e Filosofia Política da UFS. Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS
Antônio Carlos é coordenador do Grupo de Ética e Filosofia Política da UFS. Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

“Eu penso que um aspecto importante do livro é justamente a sua forma que mistura a fala jornalística, a crônica e o comentário filosófico a respeito dos assuntos que estão na ordem do dia”, disse o professor Antônio Pereira. Para o organizador, esse formato ajuda a aproximar a filosofia de um público mais avesso às “tecnicidades da academia”.

Pereira afirmou que a ética e a política são ramos da filosofia voltados para o campo da ação humana. “A filosofia ajuda a iluminar o caminho e a combater o obscurantismo, que impede tomar as decisões mais adequadas e racionais. Eu acho que, ao jogar luz na realidade que nos cerca, expressando-se de um modo mais direto, o livro contribui para essa finalidade.”

Além de Antônio Carlos e Antônio Pereira, o leitor vai se deparar com textos dos professores Christian Lindberg, Evaldo Becker e Marcos Balieiro, do Departamento de Filosofia, e Marcelo Primo e Saulo Henrique Souza, do Colégio de Aplicação.

Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política da UFS

Criado em 2003, o Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política da UFS aborda temáticas ligadas à “filosofia política, ao direito, à história, à moral, à economia, à religião e à ética com base no estudo analítico e/ou histórico de autores da modernidade e da contemporaneidade”.

Em parceria com a Rádio UFS, foi ao ar em 18 de abril de 2018 a primeira coluna Caleidoscópio. O quadro sobre ética e política está sendo veiculado semanalmente, às quartas-feiras, no UFS FM Informa, que começa às 12h40.

Abel Victor

Rádio UFS


Atualizado em: Qua, 25 de agosto de 2021, 10:31

Notícias Relacionadas