Ter, 15 de junho de 2021, 13:24

Mais de 1,5 mil trabalhadores do campus de São Cristóvão foram vacinados contra covid-19
Campanha também arrecadou cerca de 300kg de alimentos para doação a instituições sociais
Vacinação contra covid-19 abrange trabalhadores da educação superior. Fotos: Shirlene Reis/Ascom UFS

A campanha de vacinação contra a covid-19 no campus de São Cristovão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) alcançou 1.515 trabalhadores, entre professores, técnicos e terceirizados. A ação de imunização no auditório da Didática 7 foi concluída nessa segunda-feira, 14. Nos cinco dias de vacinação, em média, 300 pessoas receberam a primeira dose da vacina por dia.

"É um momento que marca um novo panorama de perspectivas para a comunidade universitária. Com isso, trazemos mais segurança para o labor diário e poderemos discutir internamente propostas de retomada progressiva e segura de várias atividades que estão suspensas frente à massificação dessa vacinação," afirmou o reitor da UFS, professor Valter Santana.

A técnica em laboratório do Departamento de Química, Amanda Góis dos Santos, reforçou o simbolismo da vacina como uma dose de esperança. "É um momento que mostra ainda mais a importância da ciência, da educação, para a nossa vida. Foi muito simbólico também receber a vacina na nossa segunda casa, nosso local de trabalho, que é a UFS," pontuou.

+ Professor da UFS reforça importância das vacinas para prevenção de doenças

Técnica Amanda Góis dos Santos recebeu a primeira dose da vacina contra novo coronavírus

Sob responsabilidade da secretaria da Saúde de São Cristóvão, foram aplicadas doses das vacinas Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, disponibilizadas para trabalhadores da educação superior por meio do plano municipal de imunização.

"A UFS tem sido uma parceira do município em diversas ações e projetos, e não foi diferente nessa mobilização para a vacinação. Tudo foi planejado em diálogo com a Universidade. Foi um número bastante impactante de pessoas vacinadas," ressaltou a secretária municipal da Saúde, Fernanda Santana.

A administração da segunda dose dos imunizantes contra a covid-19, conforme a recomendação do Ministério da Saúde, está prevista para daqui a 90 dias. As datas para o retorno estão indicadas no cartão de vacinação de cada trabalhador.

Vacinação solidária

Durante os cinco dias de vacinação no campus, também arrecadou-se cerca de 300kg de alimentos não perecíveis para doação a instituições de caridade e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A distribuição será feita para entidades do município de São Cristóvão.

Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 02 de julho de 2021, 13:31