Sete residentes do programa multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão auxiliando a vacinação contra a covid-19 no campus de São Cristovão. A campanha de imunização dos trabalhadores da educação superior da instituição acontece até a próxima segunda-feira, 14, no auditório da Didática 7.
O coordenador da residência em Saúde da Família e professor de Fonoaudiologia da UFS, Marcus Valerius da Silva Peixoto, explica que os profissionais de enfermagem e farmácia vinculados ao programa atuam na aplicação das doses da vacina contra o novo coronavírus, enquanto os de fonoaudiologia e educação física auxiliam a logística da ação de imunização.
“Participar de uma estratégia de saúde pública tão importante como a vacinação contra a covid-19 é fundamental para a formação desses profissionais, principalmente porque a residência tem um perfil de egressos voltado à saúde coletiva e sanitarista,” afirma Valerius.
+ Professor da UFS reforça importância da vacinação para prevenção de doenças
O coordenador ainda destaca que os residentes envolvidos na ação estão no segundo ano do programa em Saúde da Família e têm experiência em campanhas de imunização tanto na atenção básica como em ações específicas em parceria com estado e municípios.
“Esse é um momento ímpar para nós residentes em meio a situação mundial. Contribuir para a vacinação daqueles que fizeram e fazem parte da nossa formação é fantástico. Conhecer todo o processo de imunização e as particularidades tem sido um grande diferencial para todas as profissões que fazem parte da residência”, enfatiza a enfermeira Beatriz Pereira.
+ Trabalhadores do campus de São Cristóvão são vacinados contra a covid-19
“É muito importante participar dessa campanha de imunização na UFS. Estamos dando uma devolutiva para aqueles que nos ajudaram diretamente na nossa formação profissional. É muito gratificante contribuir nessa ação,” diz o profissional de Educação Física Leandro Jabu.
O que é a residência multiprofissional?
O programa é uma estratégia de reorientação da formação em saúde para o SUS (Sistema Umico de Saúde), proposto pelo Ministério da Saúde, mediante um curso de pós-graduação lato sensu na modalidade de treinamento em serviço.
Na Universidade Federal de Sergipe, a residência em Saúde da Família foi criada em 2016 com atuação nas unidades de saúde da família do município de Aracaju como cenários de prática.
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br