A Rádio UFS FM 92.1 conquistou o 1º Prêmio ABDE de Jornalismo com a reportagem "H2V: o hidrogênio verde e a ciência brasileira na descarbonização do planeta." A lista de vencedores foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 6, pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
+ Clique aqui para ouvir a reportagem completa
Com produção de Juliana Almeida, edição de Clayton Cavalcante e apresentação de Josafá Neto, o trabalho ficou em segundo lugar na categoria "Áudio". O material foi ao ar no Jornal da UFS no dia 30 de setembro deste ano.
A reportagem aborda, a partir de um projeto inovador de produção de hidrogênio verde da UFS, a importância do fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico para a descarbonização do planeta.
“Transformar o conhecimento técnico-científico em notícia é uma das nossas premissas. O reconhecimento por meio de um prêmio de abragência nacional reforça o nosso compromisso com a comunicação pública de qualidade,” destacou Josafá Neto.
Trata-se do 32º prêmio de jornalismo da emissora universitária. Este ano a UFS FM já conquistou o Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, Prêmio MOL de Jornalismo, Prêmio Sebrae de Jornalismo e Prêmio de Comunicação José Luiz Egydio Setúbal.
O Prêmio
Ao todo, a ABDE recebeu 157 inscrições de jornalistas de 21 estados das cinco regiões brasileiras. Foram escolhidos 15 vencedores nas categorias Áudio, Texto e Vídeo.
O prêmio tem o objetivo de ampliar o reconhecimento do papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF) como pilar do desenvolvimento econômico e social do país, de forma sustentável, por meio da produção jornalística de conteúdo.
Promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento, em parceria Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o prêmio está na sua primeira edição.
Rádio UFS FM 92.1
radioufs@gmail.com