A Rádio UFS FM 92.1, a TV UFS 2.1 e o Portal UFS foram premiados, na manhã desta segunda-feira, 26, pela Fapitec (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe).
+ Ouça aqui a versão em áudio desta reportagem
A cerimônia de entrega do 12º Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica ocorreu no auditório da Codise, no Bairro Inácio Barbosa, em Aracaju-SE.
Pelo segundo ano seguido, a UFS conquistou as três primeiras posições em TV, Rádio e Internet com três reportagens sobre ciência da TV UFS, Rádio UFS e Portal UFS.
Ao todo, a Fapitec premiou 10 profissionais de comunicação, professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFS.
O jornalista Josafá Neto ficou com o primeiro lugar em Telejornalismo com a reportagem “UFS desenvolve pesquisas sobre benefícios do uso medicinal da cannabis". A matéria foi exibida na TV UFS. Clique aqui para assistir
“Receber um prêmio dessa importância é o reconhecimento do esforço para transformar o conhecimento técnico-científico em notícia. Popularizar a ciência é um desafio que também passa pela comunicação,” destacou Josafá Neto.
O radialista Clayton Cavalcante levou a primeira colocação em Radiojornalismo com a reportagem “Ciência impulsiona cadeia produtiva do leite no semiárido sergipano”. O áudio foi veiculado na Rádio UFS. Clique aqui para ouvir
O jornalista Jefferson Santos alcançou a primeira posição em Internet com a reportagem “Tecnologia de baixo custo facilita cirurgias para retirada de tumor cerebral”. O texto foi publicado no Portal UFS. Clique aqui para ler.
“Essa premiação mostra a importância da comunicação pública para a divulgação da nossa ciência e esse é um caminho que buscamos na produção de notícias sobre as pesquisas na nossa univerdade,” ressaltou Jefferson Santos.
O Prêmio
O Prêmio João Ribeiro foi criado no ano de 2009 com o intuito de estimular a pesquisa e a divulgação científica ao reconhecer o trabalho desenvolvido por pesquisadores, estudantes, profissionais de comunicação e empreendedores em tecnologia e inovação.
O homenageado
Sergipano do município de Laranjeiras, João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes nasceu no dia 24 de junho de 1860. Ele foi professor, jornalista, crítico literário, filólogo, historiador, tradutor brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras.
Rádio e TV UFS
radioufs@gmail.com
tv@academico.ufs.br