A Rádio UFS FM 92.1 levou os dois primeiros lugares da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024. Os vencedores da premiação foram anunciados na noite desta terça-feira, 10, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em Aracaju-SE.
Este ano, o estado teve 47 trabalhos inscritos em cinco categorias: Texto, Áudio, Vídeo, Foto e Universitário. Após a etapa estadual, os primeiros colocados de cada categoria vão disputar a etapa regional, que é classificatória para a etapa nacional da premiação.
Na categoria "Áudio", a Rádio UFS levou o primeiro lugar com a série de reportagens "Diamante Negro: a expansão dos cafés especiais do Nordeste do Brasil para o mundo". O trabalho premiado foi apresentado pela jornalista Juliana Almeida, com produção de Josafá Neto. Clique aqui para ouvir
"Vencer pela quinta vez um dos prêmios de jornalismo mais tradicionais do estado é muito importante para fortalecer a comunicação pública. Dessa vez, mostramos todo o potencial da nossa região para a produção de cafés até para fora do país", afirmou Juliana Almeida.
A emissora universitária também ficou o segundo lugar na categoria "Áudio" com a série de reportagens "Empreendedores do mel: da tradição sustentável à inovação apícola". A série teve apresentação de Wesley Júnior, produção de Josafá Neto e edição de Clayton Cavalcante. Clique aqui para ouvir
"Falar de empreendedorismo é ter a oportunidade de revelar boas histórias de pequenos e grandes negócios de sucesso. Essa premiação é mais um reconhecimento da qualidade do jornalismo do veículo de comunicação mais premiado do estado", destacou Josafá Neto.
Em 2023, a Rádio UFS venceu o Prêmio Sebrae com a série de reportagens "Farinhada Sergipana: da agricultura de subsistência ao ecoturismo". A emissora também ganhou a premiação nas edições de 2012, 2014 e 2015.
"Esse reconhecimento é mais uma demonstração da qualidade do jornalismo que faz a nossa Universidade ocupar um espaço de destaque no cenário da comunicação sergipana," pontou o reitor da UFS, professor Valter Joviniano de Santana.
Trata-se do 31º prêmio de jornalismo e divulgação científica da rádio universitária em 15 anos de existência. Este ano a UFS FM já conquistou o Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec, Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário e Prêmio MOL de Jornalismo.
Universitário
A UFS ainda foi premiada com as estudantes de Jornalismo, Milânia Ribeiro, Mavi Pereira e Ana Izidoro. Elas levaram o primeiro lugar na categoria "Universitário" com o podcast "Castanha, torra e tradição".
O Prêmio
O Prêmio Sebrae de Jornalismo bateu um recorde de inscrições nesta 11ª edição. A iniciativa realizada pelo Sebrae para reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira teve a marca histórica de 3.076 trabalhos inscritos em todo o país.
Rádio UFS FM 92.1
radioufs@gmail.com