Sáb, 30 de setembro de 2023, 08:01

Rádio UFS é finalista do Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária da ABC Pública
Emissora universitária acumula 26 prêmios de jornalismo e divulgação científica
Rádio UFS FM pode ser sintonizada na frequência modulada 92.1 ou online. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

A Rádio UFS FM 92.1 é um dos três canais de rádio e televisão universitários de todo o país na final do Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária 2023. Os finalistas do concurso da Associação Brasileira de Comunicação Pública - ABC Pública - foram anunciados na última sexta-feira, 29.

A cerimônia de entrega da premiação aos vencedores será realizada no dia 16 de outubro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, na abertura do II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação.

A emissora universitária foi classificada com a série de reportagens "Farinhada Sergipana: da agricultura de subsistência ao ecoturismo". Em três episódios, a série mostra as potencialidades da cultura da mandioca em Sergipe. A produção foi dos jornalistas Josafá Neto, Juliana Almeida e Alysson Lima.

"Buscar mais uma premiação, dessa vez voltada à comunicação pública universitária, reforça o compromisso da Rádio UFS de levar informação com qualidade ao público, valorizando a cidadania," afirma o coordenador de Jornalismo da emissora universitária, Josafá Neto.

Josafá Neto é coordenador de Jornalismo da Rádio UFS FM 92.1. Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

A Rádio UFS já conquistou 26 prêmios de jornalismo e divulgação científica em 14 anos de existência. Em 2023, a emissora também venceu o Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica, Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo, Prêmio Setransp de Jornalismo e Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Prêmio Neuza Meller

Com foco na construção da cidadania, o Prêmio é uma homenagem à memória da jornalista Neuza Meller, que foi servidora da Universidade de Brasília e diretora da UnBTV por dez anos. Ela faleceu, no ano de 2021, vítima de complicaçòes por causa da covid-19.

A atuação de Meller no âmbito da comunicação pública, em defesa da ampliação da relevância e visibilidade das televisões universitárias, é emblemática, já que participou da transformação do órgão em canal universitário, que passou a ocupar o Canal 15 da TV a Cabo NET Brasília desde 2006, quando foi criado o Canal Universitário de Brasília (UnBTV).

Por Rádio UFS FM 92.1

Atualizado em: Sáb, 30 de setembro de 2023, 08:39