Sex, 04 de março de 2022, 14:02

Equipamento desenvolvido na UFS auxilia controle de qualidade de rodovias
Perfilógrafo de alto rendimento utiliza sensores inerciais para monitorar pavimentos
Perfilógrafo auxilia monitoramento do conforto do pavimento. Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS

Com mais de 1,7 milhão de quilômetros, a malha rodoviária brasileira tem apenas 12,4% dessa extensão pavimentada, segundo dados do Anuário CNT do Transporte 2021 da Confederação Nacional do Transporte. O controle de qualidade dessas rodovias é uma das principais preocupações para o setor de transportes.

Foi pensando numa solução de baixo custo e alta precisão para avaliar o conforto do rolamento de pavimentos que pesquisadores do Laboratório de Topografia e Transportes da Universidade Federal de Sergipe (LTT-UFS) desenvolveram um perfilógrafo de alto rendimento.

Por meio de sensores inerciais, o equipamento permite medir o perfil longitudinal da via durante o contato direto do veículo automotor com o pavimento. Com o processamento dos dados através de um software, é possível caracterizar a superfície trafegável da estrada, a partir de índices de irregularidade do rolamento e do desvio de planicidade.

O produto inovador é resultado da pesquisa em iniciação tecnológica do estudante de Engenharia Civil, Leonardo Felipe Prado Leite. O trabalho conquistou o primeiro lugar na categoria de Engenharias do Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFS (EIDTI 2021).

+ Experimento da UFS avalia reuso de água de esgoto para irrigação de palma forrageira

Leonardo Felipe Prado Leite está no décimo período do curso de Engenharia Civil da UFS

"Inicialmente foi feita uma vasta revisão bibliográfica para percebermos as características, vantagens e desvantagens da maioria dos equipamentos já existentes no mercado. A partir disso, veio a ideia de produzir um perfilógrafo de alto rendimento. Depois foi necessário elaborar separadamente os projetos mecânico, de circuitos elétricos e de programação," explica Leonardo.

Já na fase de testes, o desempenho do perfilógrafo de alto rendimento com sensores inerciais foi comparado com um equipamento similar na avaliação do rolamento de pavimento. Os resultados preliminares se mostraram promissores no processamento dos dados do perfil longitudinal.

+ Pesquisa da UFS projeta faixas de proteção à erosão costeira no delta do São Francisco

"Esse perfilógrafo tem um diferencial em relação a outros disponíveis no mercado, pois tem características de um equipamento prático, de boa precisão, e de alto rendimento, porque utiliza sensores enquanto o veículo se locomove pela estrada e ele vai fazendo a captação dos dados," acrescenta o estudante de Engenharia Eletrônica, Nilson Rodrigues.

Professor Fernando Silva Albuquerque atua no Laboratório de Topografia e Transportes da UFS

A pesquisa foi orientada pelo professor do Departamento de Engenharia Civil da UFS, Fernando Silva Albuquerque. Ele chama a atenção para o caráter multidisciplinar do trabalho, que envolveu estudantes das engenharias Civil, Eletrônica e da Computação.

"Além desse aspecto, é importante destacar que stamos entregando uma inovação que reforça o papel da universidade não como um agente comercial, mas sim como uma agente científico que pode dar apoio às empresas do setor e oferecer soluções para a sociedade", enfatiza o professor.

+ Em um ano, setor de silvestres do campus do Sertão atende mais de mil animais

O equipamento está passando por novos testes para aprimoramento, sendo que o pedido de registro de patente de invenção foi aprovado no dia 22 de novembro do ano passado, no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).

Josafá Neto e Lucas Emídio - Rádio UFS

Atualizado em: Sex, 04 de março de 2022, 17:26