Qui, 24 de fevereiro de 2022, 16:04

Em um ano, setor de silvestres do campus do Sertão atende mais de mil animais
Espaço agrega atividades de ensino, pesquisa e extensão em Nossa Senhora da Glória
Camase entrou em funcionamento no dia 24 de fevereiro de 2021. Fotos: Josafá Neto/Rádio UFS

O Centro de Aprendizagem e Manejo de Animais Silvestres da Universidade Federal de Sergipe (Camase) completa, nesta quinta-feira, 24, um ano de funcionamento. Nesse período, mais de mil pacientes já foram atendidos na estrutura de clínica veterinária localizada no campus do Sertão, no município de Nossa Senhora da Glória.

O setor de silvestres surgiu com o propósito de abrigar animais vítimas de tráfico e maus tratos e agregar atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Ciências Agrárias e da Terra por meio do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS).

+ Tratamento com pele de tilápia feito por pesquisadores da UFS ajuda reabilitação de animais silvestres

O Camase é coordenado pelo professor do Núcleo de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária da UFS, Victor Fernando Lima. Ele tem experiência em pesquisas sobre doenças parasitárias, parasitologia clínica e laboratorial, análises clínicas veterinária, medicina veterinária preventiva e clínica médica de animais silvestres e exóticos.

Professor Victor Fernando Lima coordena o setor de silvestres do campus do Sertão

Segundo o médico veterinário, "a partir da necessidade de cuidados mais específicos, principalmente de animais traficados e com doenças muito específicas, os órgãos ambientais e a própria comunidade abraçaram a causa da criação do setor de silvestres da UFS. Nessa estrutura, conseguimos atender pelo menos 10 animais em diferentes leitos e recintos, além de realizar diversos exames."

"A partir das atividades que são desenvolvidas com a parte de clínica, de animais silvestres, cirurgia, reabilitação, exames clínicos, conseguimos produzir frutos muito interessantes. Desde o ensino para os alunos quanto a publicação de trabalhos disseminados por todo o país, além dessa contribuição pra comunidade por meio da educação ambiental," complementa o professor.

+ Pesquisadores da UFS desenvolvem tratamento pioneiro para reconstrução de cascos de jabutis

Matheus Resende desenvolve pesquisas com animais silvestres no Camase

Mestrando em Biologia Parasitária, Matheus Resende utiliza a estrutura do Camase para desenvolver a dissertação voltada à caracterização epidemiológica e molecular de cepas de um mamífero silvestre naturalmente infectado no território sergipano. Ele investiga a participação de macacos na transmissão da doença de chagas, considerada zoonótica e potencialmente fatal tanto para animais como também para seres humanos.

"Essas atividades ocorrem em diferentes linhas de pesquisas, desde as análises clínicas e veterinárias, parasitologia e os estudos das doenças parasitárias e também o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a reabilitação de animais silvestres. Temos um fluxo de de produção científica muito grande ao longo dessa trajetória," ressalta Matheus.

Josafá Neto - Rádio UFS

Atualizado em: Sex, 25 de fevereiro de 2022, 05:51