A Rádio UFS FM 92.1 lançou, no último dia 4, o quadro “Entrelinhas Literárias” no Jornal da UFS, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 17h. A apresentação é do professor de Teoria Literária da Universidade Federal de Sergipe, Fernando de Mendonça.
“Nosso intuito é fomentar a leitura literária, compreendendo que a expressão estética cabe muito bem dentro de uma programação informativa”, afirmou o professor. “Precisamos reequilibrar nossa humanidade em meio às notícias do cotidiano, e a retomada da leitura pode resgatar o desgaste de nossa concentração, despertando uma sociedade que se encontra muito distraída.”
Exibido às sextas-feiras, o Entrelinhas Literária vai divulgar um livro, de acordo com a curadoria definida por Mendonça, em quatro eixos: “uma recomendação de literatura sergipana, uma sugestão no âmbito mais geral da literatura brasileira, uma divulgação ligada ao mercado editorial de lançamentos mais recentes, e uma lembrança a alguma obra canônica da literatura universal”.
+ Pesquisa da UFS projeta faixas de proteção à erosão costeira no delta do São Francisco
O professor Fernando de Mendonça afirmou que vê a oportunidade de atuar no rádio como possibilidade de "tocar vidas a distância”. “Acredito plenamente em conexões por meio da palavra, do silêncio, da voz. Existe um chamado da literatura que antecede nossos corpos e presenças, e é a ele que espero responder”, destacou.
Após quase dois anos, o Jornal da UFS voltou à programação jornalística da Rádio UFS FM no último dia 31, com uma hora de duração. O quadro Entrelinhas Literárias se soma a outras produções também realizadas por professores da universidade, como o Imuno News, exibido às quintas-feiras e organizado pelo professor Diego Tanajura, e o Caleidoscópio, do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política, veiculado às quartas-feiras.
+ Experimento da UFS avalia reuso de água de esgoto para irrigação de palma forrageira
Autor do quadro
Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fernando de Mendonça publicou o primeiro romance em 2012, "Um Detalhe em H", e o segundo, em 2014, "23 de Novembro", ambos os livros publicados pela Editora Grupo Paés, segundo informações da plataforma Lattes.
Na Universidade Federal de Sergipe, o professor, lotado no Departamento de Letras Libras, desenvolveu atividades culturais de extensão, como o Clube de Leitura Criadora e o CineClube Entreato.
Abel Serafim - Rádio UFS
comunica@acadêmico.ufs.br