Seg, 19 de abril de 2021, 08:21

UFS apresenta resultados da terceira fase de testes da covid-19 no âmbito do Projeto EpiSergipe
Pesquisa aponta aumento de 30% na soroprevalência em cada fase de testagem
Professores Paulo Martins e Adriano Antunes apresentaram resultados da ação de monitoração da covid-19. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS
Professores Paulo Martins e Adriano Antunes apresentaram resultados da ação de monitoração da covid-19. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

Josafá Neto | Rádio UFS - A Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgou nesta segunda-feira, 19, os resultados da terceira fase da pesquisa de base populacional de monitoração de casos do novo coronavírus no âmbito do Projeto EpiSergipe. Foram realizados 6.662 testes rápidos e sorológicos nas zonas urbanas e rurais de 15 municípios sergipanos, no período de 18 de fevereiro a 30 de março deste ano.

+ Leia aqui o relatório completo

Os municípios monitorados quanto à evolução da contaminação são: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristovão, Capela, Estância, Propriá, Itabaianinha, Tobias Barreto, Simão Dias, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco e Porto da Folha.

Essa nova etapa de testagem alcançou 3.609 pessoas do gênero feminino (65,3%) e 1.918 do gênero masculino (34,7%). Quanto à faixa etária, 11,8% tinham entre 0 e 19 anos de idade, 68% entre 20 e 59, e 14,7% acima de 60. Outras 5,5% não tiveram a idade registrada no inquérito epidemiológico.

"Trata-se do maior inquérito epidemiológico de base populacional realizado em Sergipe. Foram mais de 20 mil testes e 60 viagens realizadas nos útimos dez meses aos municípios selecionados pelo tamanho da sua população e pelas características de áreas de divisa. Mais de 60 pessoas entre estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e professores estão envolvidos na ação," destaca o coordenador do Projeto EpiSergipe, professor Adriano Antunes.

Testagem rápida

Foram aplicados inicialmente 5.527 testes rápidos por meio de visitas domiciliares, sendo que 22% das pessoas apresentaram resultado positivo: 71.8% mulheres e 28.2% homens. Além disso, 7.5% encontravam-se na faixa etária de 0 a 19 anos, 71.2% entre 20 e 59, e 17.8% acima dos 60.


Foram aplicados 5.527 testes rápidos por meio de visitas domiciliares em 15 municípios
Foram aplicados 5.527 testes rápidos por meio de visitas domiciliares em 15 municípios

Nossa Senhora do Socorro (33.7%), Aracaju (26.7%) e Itabaianinha (26.5%) foram os municípios com as maiores taxas de positividade nesta fase de testagem rápida. Por outro lado, São Cristóvão (11.9%), Simão Dias (14.3%) e Nossa Senhora da Glória (14.5%) registraram os menores índices de prevalência.

Taxa de soroprevalência

A partir dos resultados dos testes rápidos, foram coletadas amostras de sangue de 1.135 pessoas para a realização de teste sorológico para a dosagem de anticorpos contra o novo coronavírus. Neste caso, 75% apresentaram anticorpos para o SARS-CoV-2 através da técnica de imunofluorescência. 284 (25.0%) tiveram os resultados negativos.

+ Projeto EpiSergipe: reveja aqui os resultados da primeira fase de testes da covid-19

A soroprevalência geral para anticorpos contra o SARS-CoV-2 nos 15 municípios foi de 15,4%, sendo 17% em mulheres e 12,4% em homens. Já a soroprevalência calculada para os indivíduos entre 0 e 19 anos foi de 8,4%, 16,3% entre 20 e 59 anos, e 18,8% para aqueles com mais de 60 anos de idade. Isso representa um aumento de aproximadamente 30% nas taxas gerais de soroprevalência em cada fase do projeto.

Os municípios com as maiores soroprevalências nesta terceira fase foram: Nossa Senhora do Socorro (22,3%), Itabaiana (20,6%) e Propriá (19,8%). Já Simão Dias (7,3%), São Cristóvão (9,3%) e Nossa Senhora da Glória (9,8%) apresentaram as menores taxas de soroprevalência no período.


Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Propriá apresentaram as maiores taxas de soroprevalência
Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Propriá apresentaram as maiores taxas de soroprevalência

"Durante o segundo semestre de 2020, houve um importante avanço da epidemia para o interior e uma estabilização no comportamento do número de casos na Grande Aracaju. Entretanto, durante a segunda onda da covid-19, houve um aumento significativo nas estimativas de soroprevalência na Grande Aracaju, especialmente na capital, na Barra dos Coqueiros e em Laranjeiras," explica o professor de Epidemiologia e chefe do Laboratório de Patologia Investigativa da UFS, Paulo Martins Filho.

Casos de infecção ativa

Através da análise sorológica para a detecção de anticorpos, 67,9% dos indivíduos estavam na fase ativa da doença (IgM+) no momento da realização do exame ou apresentaram resultados sugestivos de infecção recente (IgM+/IgG+). Além disso, 32,1% tiveram resultado sorológico indicando uma provável infecção passada (IgG+).

+ Projeto EpiSergipe: relembre aqui os resultados da segunda fase de testagem da covid-19

Paulo Martins chama a atenção para o aumento significativo no número de pessoas com infecção ativa. "Em julho de 2020, data da realização da primeira etapa do projeto, 3,8% dos indíviduos que fizeram exame sorológico encontravam-se na fase ativa da doença ou tiveram infecção recente pelo novo coronavírus, ao passo que esta proporção aumentou para 8,5% no segundo semestre do ano passado. Agora subiu para quase 68%," frisa o pesquisador.

"É crucial que as medidas de contenção de disseminação do novo coronavírus, incluindo o uso de máscara, a lavagem regular das mãos com água e sabão, o uso de álcool gel a 70% e o distanciamento social, continuem sendo respeitadas pela população. Esses resultados da terceira fase de testes justificam a necessidade do não afrouxamento das medidas restritivas de adotadas desde o início de março para frear o avanço da epidemia no Estado," complementa.

Fases anteriores

Na primeira fase da ação de testagem, ocorrida em julho do ano passado, foram avaliadas 5.615 pessoas e a soroprevalência foi estimada em 9,3%. Na segunda fase, por sua vez, entre os meses de agosto e novembro, foram testados 5.405 indivíduos. Neste caso, a soroprevalência em relação ao novo coronavírus aumentou para 12%.


Resultados apontam avanço da soroprevalência do novo coronavírus ao longo do tempo em Sergipe
Resultados apontam avanço da soroprevalência do novo coronavírus ao longo do tempo em Sergipe

Projeto EpiSergipe

A ação é uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Governo do Estado de Sergipe com investimento de cerca 4 milhões de reais. O projeto consiste na execução de três áreas temáticas de atuação no combate à covid-19: monitoramento da evolução da prevalência da infecção por SARS-CoV-2 ao longo do tempo em Sergipe; estimação dos impactos socioeconômicos da pandemia no Estado; e acompanhamento dos impactos sociais da pandemia do coronavírus sobre populações vulneráveis.

"A Universidade Federal de Sergipe tem dado a sua parcela de contribuição de forma muito significativa no enfrentamento à pandemia. Estamos na linha de frente nesse combate ao avanço da contaminação, através de ações efetivas, como a oferta de leitos de intermanento para pacientes nos Hospitais Universitários (HU e HUL), a produção de insumos e equipamentos de proteção, e o desenvolvimento de pesquisas científicas que auxiliam os governantes na tomada de decisão," pontou o reitor da UFS, professor Valter Santana.


Atualizado em: Seg, 26 de abril de 2021, 17:44

Notícias Relacionadas
Notícias UFS