Qua, 18 de outubro de 2023, 09:05

UFS ganha novas concessões de rádio e TV
Expansão ajuda a fortalecer a comunicação pública no estado

Foi anunciada nesta terça-feira, 17, a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e da comunicação universitária. Na ocasião, foram assinados no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), os acordos de cooperação entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e 31 universidades federais, comportando a operação de 72 novas emissoras de rádio e TV.


Fotos: Rafael Neddermeyer (Agência Brasil)
Fotos: Rafael Neddermeyer (Agência Brasil)
Raf06956

Entre as instituições de ensino contempladas com a assinatura está a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que foi beneficiada nas modalidades TV e Rádio. Para o reitor da UFS, Valter Santana, a medida chega para ajudar a fortalecer a comunicação pública no estado de Sergipe. “É com muita alegria que a Universidade Federal de Sergipe recebe essas novas concessões de rádio e TV, para que possamos fortalecer a comunicação pública em nosso estado, em nosso país, com a produção de conteúdos que sejam norteadores no processo democrático em nosso país. Para além disso, é uma oportunidade de ampliarmos a divulgação científica e de fornecer um espaço de prática para os nossos alunos, auxiliando também na qualificação da nossa formação. Então é mais um grande momento para a nossa instituição, que ao longo desses 55 anos vem fazendo a diferença em nosso estado”, comemorou o reitor.

De acordo com a superintendente de Comunicação da UFS, Maíra Bittencourt, a expansão da rede de rádios e TVs das universidades federais é um marco para a comunicação pública do Brasil. “As universidades têm papel fundamental na divulgação científica, tecnológica, de ensino, extensão e desenvolvimento social. Trazer para Sergipe mais dez novas concessões é garantir a interiorização da comunicação de qualidade, que hoje já é produzida pela TV UFS e Rádio UFS em São Cristóvão e Aracaju, e agora para o estado todo”, declarou Maíra.


Jean Lima, diretor-geral da EBC, e Maíra Bittencourt, superintendente de Comunicação da UFS.
Jean Lima, diretor-geral da EBC, e Maíra Bittencourt, superintendente de Comunicação da UFS.

Expansão

A consignação de rádio e TV é o serviço executado em nome da União por ministérios, EBC, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Supremo Tribunal Federal. As universidades federais operam, atualmente, cerca de 50 estações. A maior parte delas integra a Rede Nacional de Comunicação Pública, que conta com 109 emissoras de rádio e de TV no país.

Considerando as cem novas estações em potencial, será possível quase triplicar o número de emissoras operadas por universidades federais, bem como mais que dobrar a rede pública de rádio e, ainda, aumentar significativamente a de televisão. Para participar da RNCP, as emissoras manifestam o interesse em firmar contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir conteúdos locais e a retransmitir a programação das emissoras públicas da EBC (TV Brasil, Rádio Nacional ou Rádio MEC), que já conta com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras com tramitação processual, suporte técnico e capacitação, além de proporcionar maior visibilidade aos conteúdos regionais, por meio da exibição nacional.

Ascom UFS
Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR)


Atualizado em: Seg, 22 de julho de 2024, 07:40
Notícias UFS