Seg, 11 de setembro de 2023, 14:25

Livro do Instituto de Saúde de São Paulo destaca produções da Rádio UFS na pandemia
Publicação enfatiza experiências de combate à desinformação sobre a covid-19

"Desinformação e covid-19: desafios contemporâneos na comunicação e saúde." Este é o título do livro publicado recentemente pelo Instituto de Saúde do Estado de São Paulo, que traz um capítulo sobre a atuação da Rádio UFS FM 92.1 no combate à desinformação no contexto da pandemia da covid-19.

+ Clique aqui para ler o livro

Com o título “Estratégias de enfrentamento a informações falsas sobre a pandemia: a experiência da Rádio UFS”, o capítulo 10 descreve o projeto de extensão "Desinformação: funcionamento, consequências e combate", cujo objetivo foi enfrentar as notícias falsas sobre a pandemia de SARS-CoV-2 em Sergipe.

O material foi veiculado na programação da emissora universitária por meio de quadros educativos, com base em informações de veículos de comunicação de divulgação científica e de agências de checagem de notícias.

O capítulo, que aborda a parceria da Rádio UFS com o Departamento de Psicologia da UFS e o Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas, é de autoria de Mário Henrique da Mata Martins, Kedma Valéria Santos Souza, Kilvia dos Santos Barbosa, Zenith Nara da Costa Delabrida e Josafá Bonifácio da Silva Neto.

+ Rádio UFS lança quadro educativo em parceria com Núcleo de Farmácia Clínica da UFSJ

Livro é dividido em quatro partes e tem 320 páginas. Foto: Reprodução/Instituto de Saúde de São Paulo

O livro

Com 320 páginas, a coletânea tenta avançar na produção do conhecimento sobre as complexas relações entre comunicação e saúde em tempos de pandemia, considerando diferentes olhares teóricos e conceituais, a partir de resultados de pesquisas e experiências com a crise sanitária.

+ Rádio UFS lança nova temporada do "Pergunte ao Nutricionista" sobre alimentação em tempos de pandemia

A publicação integra a coleção de temas sobre saúde coletiva e conta com a colaboração de 34 pesquisadores de 20 instituições do Distrito Federal e de sete estados brasileiros. São eles: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

O livro está dividido em quatro partes. A primeira parte aborda questões de ciência e desinformação. A segunda parte discute o imaginário social e os discursos jornalísticos no contexto da covid-19. A terceira parte trata de vacina e vacinação. Já a quarta parte traz entrevistas sobre a comunicação no enfrentamento da pandemia no Brasil e no Chile.

Rádio UFS FM 92.1

Atualizado em: Seg, 11 de setembro de 2023, 14:30