Seg, 03 de julho de 2023, 12:00

Egresso de Artes Visuais da UFS é selecionado para festival na Bélgica
Vinícius Tavares participará do Festival Cine Luso em Bruxelas

Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o sergipano Vinicius Tavares foi o único nordestino selecionado para o Festival Cine Luso 2023. A residência artística será realizada em Bruxelas, capital da Bélgica, entre os dias 10 e 28 de julho.

Professor da Escola de Artes Valdice Teles, em Aracaju, o artista visual participará do evento que tem o objetivo de internacionalizar artistas e produções audiovisuais de países lusófonos, ou seja, que têm o português como língua dominante.

+ Ouça aqui a entrevista do artista à Rádio UFS

“Sou o único nordestino escolhido esse ano. Antes de mim, apenas dois nordestinos haviam sido selecionados, eles eram minhas referências. Espero que os novos talentos também se inspirem em nós, e vejam que Sergipe não é limite para conquistar artisticamente outros territórios,” pontua Vinícius Tavares.

Vinícius Tavares é formado em Artes Visuais pela UFS. Foto: Arquivo pessoal

“Acredito que não serei a mesma pessoa, tanto em nível de consciência social, quanto em nível de consciência poética e artística, após a residência. Não é uma aprovação que atinge só a mim, está atingindo também uma camada de pessoas que acreditam no meu potencial e em minhas produções artísticas,” explica o professor.

Ao todo, foram selecionadas 10 pessoas de diversos países para a residência; entre elas estão professores de teatro, dança, música, filosofia e audiovisual. A edição deste ano tem como foco a invisibilidade social com o tema “uns e outros - os invisíveis”.

“O tema da residência este ano encaixou perfeitamente na construção dos meus trabalhos, pois, desde meados de 2018, comecei a me dedicar a uma nova temática em minhas obras, trabalhando pessoas marginalizadas, abandonadas, que são renegadas na sociedade, e produzindo trabalhos reflexivos sobre a invisibilidade dessas pessoas”, ressalta Tavares.

Conheça aqui mais sobre a carreira do artista visual.

Náthaly Reis sob supervisão de Josafá Neto

Rádio UFS FM 92.1