Sex, 31 de março de 2023, 11:19

Equipe de comunicação da UFS realiza visita técnica à Ascom UFBA e à TVE e Rádio Educadora da Bahia
Para alinhar parcerias e conhecer outras realidades de comunicação pública

A equipe de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe esteve em Salvador, Bahia, nos dias 27 e 28 de março, para uma visita técnica às instalações da TV Educativa da Bahia (TVE) e a Rádio Educadora FM, e à Assessoria de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

O objetivo da visita foi aproximar a UFS dessas instituições para alinhar parcerias, conhecer outras realidades de comunicação pública e capacitar a equipe para a estruturação da comunicação interna.

Equipe da Decav visitando a Assessoria de Comunicação da UFBA (Fotos: Arquivo pessoal)

"Hoje as estruturas da TVE Bahia e Rádio Educadora são referências em comunicação pública, tanto em qualidade de programação quanto em instalações e modelos de captação. Fomos conhecer para trazer para nossos veículos de comunicação da UFS essas experiências", explica a coordenadora da Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav).

A visita contou com acompanhamento de programas ao vivo, conhecimento sobre o funcionamento da TV, como apresentação de programas e audiência, reuniões específicas com equipes de entretenimento, jornalismo e rádio. Além da diretora da Decav, estiveram presentes os coordenadores da Ascom e da Rádio e TV UFS, além de profissionais dos três setores.

Equipe visita a Rádio Educadora FM

Marcos Cardoso, diretor da Rádio e TV UFS, explica que a visita “foi uma verdadeira imersão”. As equipes puderam “vivenciar a rotina e compreender como funcionam dois veículos de comunicação pública consolidados, como são a TVE e a Rádio Educadora. Foi muito produtivo conhecer a ótima estrutura de que dispõem e os profissionais qualificados que ali trabalham”, pontua.

Para Flávio Gonçalves, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, que esteve recentemente conhecendo a equipe e estruturas de comunicação da UFS, a cooperação é importante para “compartilhar soluções para desafios comuns, além do compartilhamento de produções de conteúdos. Essa visita permite uma troca ampla de informações com os profissionais que fazem a TV e rádio públicas da Bahia”.

Visita à direção de operações da TVE. De azul, ao centro, Flávio Gonçalves, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia

“Infelizmente, a produção de conteúdo no Brasil ainda está muito centralizada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Potencializar a Comunicação Pública nos estados nordestinos é fundamental para ampliar a diversidade regional na televisão e rádio. O Nordeste precisa se ver e o Brasil precisa ver mais o Nordeste”, completa Flávio.

Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 31 de março de 2023, 12:11