Qua, 20 de abril de 2022, 13:51

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFS vai realizar 13º Imposto de Renda Solidário
Os atendimentos, que voltam à modalidade presencial, começam na próxima segunda-feira (25)
O prazo para entregar a Declaração do Imposto de Renda termina no dia 31 de maio. Foto: Pedro Ramos/Ascom UFS.

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Departamento de Ciências Contábeis (DCC) e do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), vai promover, de 25 a 29 de abril, a 13º edição do Imposto de Renda Solidário. Depois de dois anos no formato virtual em decorrência da pandemia da covid-19, o projeto de extensão, que ajuda a população a declarar o tributo, retoma os atendimentos presenciais.

Diante do foco da atividade, serão atendidos os contribuintes com rendimento tributável anual de até R$ 50 mil. Também será aceita a declaração do indivíduo que, mesmo sem ultrapassar uma renda por ano de R$ 28.559, 70, teve retenção na fonte. Nesse caso, a prestação de contas à Receita Federal é facultativa e pode ser utilizada para comprovação de rendimentos a instituições, como bancos. (Veja os critérios de obrigatoriedade no final da matéria).

Os atendimentos vão ocorrer de 25 a 27 de abril no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no bairro América, em Aracaju, para o público em geral, e nos dias 28 e 29, no Laboratório do DCC, no campus São Cristóvão da UFS, para a comunidade universitária. O horário da iniciativa no Sebrae vai das 9h às 12 e das 14h às 16h e, na UFS, das 9h às 12h e das 14h às 19h.

Para participar, o interessado deve doar 1 kg de alimento não perecível, que será enviado para instituição de caridade a ser definida pelo projeto. Além disso, é importante levar os seguintes documentos: cópia da última Declaração do Imposto de Renda, informes bancários e de rendimento, endereço atualizado, atividade profissional, comprovante de outras rendas, conta bancária, despesas médicas e com escola, compra e venda de bens, doações, além de nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes.

O objetivo principal, segundo a organização do projeto, é proporcionar aos alunos de contábil “a vivência profissional e um olhar diferenciado e humanizado no social” mediante aplicação dos conhecimentos e das habilidades adquiridas no curso.

O coordenador do Imposto de Renda Solidária e professor de Ciências Contábeis da UFS, Emerson de Goes, destaca a dimensão social da iniciativa. “Infelizmente, muita gente ainda se depara com o fisco, não sabe como declarar o [Imposto de Renda] e o CPF fica bloqueado.”

+ Ouça aqui a entrevista do professor Emerson de Goes à Rádio UFS

O professor ainda informa o registro de 35 declarações de Imposto de Renda na edição do ano passado do projeto. Para tirar dúvidas, é possível encaminhar mensagem para o perfil do NAF-UFS no Instagram ou para o Whatsapp: (79) 99628-0615 ou (79) 99981-3891.

O prazo para entregar a Declaração do Imposto de Renda termina no dia 31 de maio. Segundo o NAF-UFS, deve declarar quem em 2021:

• Recebeu rendimentos tributáveis, como salários e aluguéis, superiores a R$ 28.559,70;

• Obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

• Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, como indenização trabalhista ou doações, maiores de R$ 40 mil;

• Obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos. Exemplo: venda de imóveis com lucro;

• Teve, em 31 de dezembro, a posse ou propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, com valor total acima de R$ 300 mil;

• Realizou operações em bolsas de valores, mercadorias,futuros e assemelhados.

Abel Serafim - Rádio UFS

Atualizado em: Qua, 20 de abril de 2022, 14:38