Ter, 14 de setembro de 2021, 11:33

Pesquisadores da UFS lançam 3ª edição do Anuário Socioeconômico de Sergipe
Publicação traça panorama do desempenho da economia e demandas sociais do estado
Anuário é publicado desde o ano de 2017. Foto: Divulgação/Café com Dados

O Grupo de Pesquisa em Análise de Dados Econômicos, vinculado ao Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), lançou na manhã desta terça-feira, 14, a 3ª edição do Anuário Socioeconômico de Sergipe.

+ Leia aqui o Anuário Socioeconômico na íntegra

Publicado a cada dois anos, o relatório traça um panorama de Sergipe através do desempenho da economia e das demandas sociais do estado e seus 75 municípios, visando contribuir como ferramenta para subsídio às ações dos setores público e privado.

O Anuário é organizado pelos professores de Economia da UFS, Wagner Nóbrega e Luiz Rogério de Camargos. A iniciativa conta com a parceria do economista do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Rodrigo Gois, além da participação de cinco bolsistas de iniciação científica, Alba Boaventura, Gregório de Oliveira, Hélder dos Martires, Jorge Alexandre de Paula e Thiago Coelho.

Wagner Nóbrega é professor de Economia da UFS. Foto: Schirlene Reis/ Ascom UFS

O documento contém 839 páginas e traz um amplo diagnóstico da economia sergipana, considerando a evolução de 20 grupos de indicadores socioeconômicos. Entre eles: PIB, agricultura, indústria, comércio, serviços, construção, petróleo e gás, força de trabalho, rendimentos, domicílios, administração pública, violência, saúde, educação, e desenvolvimento humano.

+ Lançada a 1ª edição do Anuário Socioeconômico

"É um trabalho de pesquisa que não só mapeia extensivamente a situação do estado, bem como aborda questões cruciais. A expectativa é que esse material sirva de trabalho para gestores ou aqueles que atuam diretamente na política, na economia e no setor privado”, explica o professor Wagner Nóbrega.

A publicação também busca oferecer uma proposta de solução para a economia do estado, ao apontar, sob a ótica da produtividade, as opções de intervenção para a saída da crise no curto prazo e de crescimento duradouro e socialmente mais justo no longo prazo.

Josafá Neto

Atualizado em: Ter, 14 de setembro de 2021, 11:51