Sex, 27 de agosto de 2021, 16:01

Em parceria com a UFS, estado inaugura Centro Especializado em Reabilitação
Serviços de reabilitação serão ofertados a partir da próxima segunda-feira, 30
CER IV ofertará de serviços de reabilitação em quatro modalidades. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira, 27, o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV). Trata-se do primeiro centro de especialidades do estado voltado à reabilitação de todos os tipos de deficiência: visual, física, auditiva e intelectual. Os serviços serão ofertados a partir da próxima segunda-feira, 30, por meio de uma parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com o Governo do Estado.

O reitor da UFS, professor Valter Santana, participou da cerimônia de inauguração do CER IV com o governador Belivaldo Chagas, a vice-governadora Eliane Aquino, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, e o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Antônio Luiz dos Santos.

“A UFS não poderia estar ausente desse momento, desde a concepção ao funcionamento do projeto, uma vez que os usuários do serviço necessitarão de um apoio especializado que será fornecido justamente pelos nossos professores com os alunos, realizando estágios. Muito mais do que a formação, o centro será um campo de transferência de tecnologia, no qual pesquisas na área da saúde e projetos de extensão serão realizados em benefício da comunidade,” ressalta o professor Valter Santana.

Reitor da UFS, Valter Santana destaca atuação da instituição na concepção e funcionamento do CER IV

Estrutura do CER IV

Com cerca de 7.000m², o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, no Bairro Capucho, Zona Oeste de Aracaju. Foram investidos R$ 29.168.027,44 na obra.

O espaço abriga sala de acolhimento familiar; consultórios médicos nas especialidades de pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, neurologia, neuropediatria e psiquiatria; e salas para atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, enfermeiro, profissional de educação física e psicopedagogo.

A nova estrutura para reabilitação ainda conta com brinquedoteca, biblioteca adaptada, sala de vídeo, campo de futebol, ginásio de fisioterapia ortopédica, duas piscinas cobertas e aquecidas para pacientes em tratamento de hidroterapia, e anfiteatro.

Estimativa é que cerca de 10 mil usuários do SUS sejam atendidos por mês no Centro de Reabilitação

Serviços ofertados

O CER IV contará com 80 profissionais, funcionando das 7h às 17h. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que cerca de 10 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam atendidos por mês. Nisso, o usuário deverá passar por uma avaliação multidisciplinar, após ser encaminhado por meio da assistência primária pelos municípios.

“Vamos trabalhar com a oferta de reabilitação para as quatro modalidades de deficiência. A cogestão com a UFS vai ampliar o acesso da população aos serviços e permitir que possamos também fazer pesquisa, extensão, estágio e residência. A ideia é que o centro de reabilitação seja um polo de formação para as necessidades do SUS,” ressalta a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação, Sayonara Carvalho.

O novo espaço de reabilitação possibilita a prestação de serviços de apoio diagnóstico, atendimento individual, terapias em grupo, prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, orientação e acompanhamento familiar.

CER IV permitirá desenvolvimento de pesquisas no campo da saúde, principalmente da reabilitação

Do ensino à pesquisa

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFS, professor Lucindo Quintans, chama a atenção para a concepção do CER IV, a fim de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas no campo da saúde, principalmente da reabilitação, fortalecendo não só a área, mas também os serviços prestados à população.

“O CER vai abrir a possibilidade do fortalecimento de programas de pós-graduação e da abertura de novos programas, que podem surgir a partir de pesquisas que vão ser desenvolvidas no centro com a formação qualificada de profissionais que transitam na fronteira do conhecimento humano na área de reabilitação,” afirma o pró-reitor.

“Diversos departamentos da UFS vão ser incluídos dentro das atividades no centro com disciplinas práticas e estágios supervisionados. Além disso, buscamos consequentemente aprovação de residências específicas para a reabilitação e propostas de programas de mestrado e doutorado na área da saúde. Unindo ensino, extensão e pesquisa associados ao desenvolvimento social, a universidade acredita muito que vai dar um suporte grande ao estado nesses serviços,” acrescenta o professor do Departamento de Fisioterapia e coordenador da comissão do CER IV junto à UFS, Jader Pereira Neto.

Professor do Departamento de Fisioterapia, Jader Neto coordenou a comissão do CER IV junto à UFS.

Selo de Acessibilidade

O Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades aprovou no último dia 05 a concessão do Selo de Acessibilidade Sergipano, modalidade Ouro, para o CER IV. É o primeiro órgão público de Sergipe a ser agraciado na categoria máxima.

O selo é o reconhecimento do conselho e entidades como Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe e Governo do Estado a instituições e entidades públicas e privadas que promovem acessibilidade, conforme a legislação.

Josafá Neto

Atualizado em: Sex, 27 de agosto de 2021, 19:13