Sex, 13 de agosto de 2021, 16:05

Egresso do curso de Enfermagem da UFS é aprovado em doutorado nos EUA
Jeffersson Pires foi admitido em PhD em Saúde Interdisciplinar no Arizona

Jeffersson Brasil Pires dos Santos concluiu o curso de graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe há dois anos. Em 2020, foi selecionado no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Hospital Univeristário de Aracaju (HU-UFS). Agora ele poderá dar mais um salto na carreira acadêmico-profissional. Foi admitido no programa de doutorado em Saúde Interdisciplinar da Northern Arizona University, nos Estados Unidos.

Natural de Estância-SE, o enfermeiro afirma que sempre teve interesse em atuar com a promoção da saúde para populações vulneráveis. Por isso, vai trabalhar em um projeto de pesquisa voltado para atender imigrantes ilegais e pessoas sem teto que vivem na fronteira dos Estados Unidos com o México. Ele ganhou uma bolsa de estudos de forma integral para desenvolver a pesquisa durante quatro anos.

“A cidade onde vou morar se chama Flagstaff. Ela tem um custo de vida muito acima da média nacional, o que faz com que a população sem teto da região seja também maior que o esperado. Nisso, vou trabalhar com o Instituto Narbha, que é um instituto que faz atividades e pesquisas voltadas para a promoção do bem-estar e a saúde da população sem teto e da população imigrante ilegal na região,” destaca o enfermeiro.

Jeffersson Pires é egresso do curso de graduação em Enfermagem da UFS. Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

No segundo ano da graduação, Jeffersson teve a oportunidade de participar do programa de formação acadêmica no exterior “Ciências Sem Fronteiras”. Na Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA), ele desenvolveu uma pesquisa de verão sobre a prevenção da síndrome alcoólica fetal na população brasileira.

Ele acredita que as experiências que acumulou durante os cinco anos de graduação na UFS, atuando em ações de monitoria, pesquisa e extensão além do espaço da sala de aula, permitiram que fosse admitido diretamente no PhD fora do país, sem a necessidade de ter feito mestrado na área da saúde.

“A UFS é a minha base pessoal e profissional. Sem a UFS, jamais estaria aqui. Foi nela que tive aulas e conheci professores que me inspiraram a continuar na carreira acadêmica. Ela me ofereceu todo o suporte teórico e prático para seguir minha carreira profissional,” pontua Jeffersson.

A viagem para os Estados Unidos está marcada para este domingo, 15. Com o início do doutorado no exterior, ele pretende dar mais um passo no sonho profissional de trabalhar com a promoção de saúde em organizações internacionais, como ONU e OMS.

“ É um sonho meu trabalhar para essas organizações internacionais. O PhD vai me ajudar a alcançar o objetivo de estar em organizações comprometidas com a saúde mundial, não só no Brasil, mas em qualquer país que tenha problemas de saúde e sofrimento da população”, acrescentou.

Jhonny Oliveira, sob supervisão de Josafá Neto

Rádio UFS