Qui, 01 de julho de 2021, 09:31

Morre o radialista José Costa Barreto, um dos primeiros trabalhadores da Rádio UFS
Barretinho trabalhou na Rádio UFS até 2016, tendo participado da inauguração da emissora
Barretinho, como era carinhosamente conhecido, tinha 71 anos. Fotos: Reprodução/Homem de Rádio
Barretinho, como era carinhosamente conhecido, tinha 71 anos. Fotos: Reprodução/Homem de Rádio

A Rádio UFS FM 92,1 manifesta profundo pesar pelo falecimento, na manhã desta quinta-feira, 1°, do radialista José Costa Barreto. Ele estava internado no Hospital de Cirurgia, em Aracaju, onde faleceu por complicações em decorrência da covid-19.

Barretinho, como era carinhosamente conhecido, tinha 71 anos de idade e trabalhou como técnico de áudio na Rádio UFS FM de 2008 a 2016, tendo participado da inauguração da emissora universitária.

"A minha convivência com Barretinho começou na década de 90. Conheci desde ali um homem tão abnegado e apaixonado pelo rádio. Quando fui coordenadora de programação da Rádio UFS, na primeira oportunidade que tivemos de contratar editor de áudio, não pensamos duas vezes e buscamos Barretinho," lembrou a jornalista Juliana Almeida.

Barretinho iniciou a carreira como controlista de áudio no ano de 1968 na antiga Rádio Difusora AM. Era servidor público estadual lotado na Fundação Aperipê.

"Quem trabalhou com ele teve o privilégio de conviver com um dos mais gabaritados profissionais do rádio em Sergipe. Barreto se reinventou ao longo do tempo, sempre acompanhando os avanços e os desafios da profissão. É uma grande perda para a comunicação sergipana," destacou o jornalista Josafá Neto.


Na Rádio UFS, Barretinho trabalhou como técnico de áudio entre os anos de 2008 e 2016
Na Rádio UFS, Barretinho trabalhou como técnico de áudio entre os anos de 2008 e 2016

Barretinho também marcou época nas equipes esportivas das rádios Liberdade AM, Jornal AM e Atalaia AM, atuando em coberturas internacionais, como a Copa do Mundo de Futebol da Itália em 1990.

Com mais de cinco décadas de história na comunicação, ele se destacou pelo profissionalismo e genialidade na função, atravessando gerações no rádio sergipano. Deixa esposa, duas filhas e quatro netos.

"Tive a oportunidade de trabalhar com Barretinho durante dois anos, quando fui estagiária na Rádio UFS. Além de um excelente profissional, era um grande incentivador e um colega atencioso e divertido. Seguirá sendo um exemplo de ser humano e deixará muitas saudades," afirmou a jornalista Jéssica França.

O velório aconteceu no PIAF, à Rua de Laranjeiras, no Bairro Getúlio Vargas, na capital sergipana. O sepultamento foi realizado às 16:00, no cemitério Parque Colina da Saudade, no Bairro Jabotiana.

Assista: José Costa Barreto em "Homem de Rádio"


Atualizado em: Qui, 01 de julho de 2021, 10:25