A Rádio UFS FM 92,1 manifesta profundo pesar pelo falecimento, na manhã desta quinta-feira, 1°, do radialista José Costa Barreto. Ele estava internado no Hospital de Cirurgia, em Aracaju, onde faleceu por complicações em decorrência da covid-19.
Barretinho, como era carinhosamente conhecido, tinha 71 anos de idade e trabalhou como técnico de áudio na Rádio UFS FM de 2008 a 2016, tendo participado da inauguração da emissora universitária.
"A minha convivência com Barretinho começou na década de 90. Conheci desde ali um homem tão abnegado e apaixonado pelo rádio. Quando fui coordenadora de programação da Rádio UFS, na primeira oportunidade que tivemos de contratar editor de áudio, não pensamos duas vezes e buscamos Barretinho," lembrou a jornalista Juliana Almeida.
Barretinho iniciou a carreira como controlista de áudio no ano de 1968 na antiga Rádio Difusora AM. Era servidor público estadual lotado na Fundação Aperipê.
"Quem trabalhou com ele teve o privilégio de conviver com um dos mais gabaritados profissionais do rádio em Sergipe. Barreto se reinventou ao longo do tempo, sempre acompanhando os avanços e os desafios da profissão. É uma grande perda para a comunicação sergipana," destacou o jornalista Josafá Neto.
Barretinho também marcou época nas equipes esportivas das rádios Liberdade AM, Jornal AM e Atalaia AM, atuando em coberturas internacionais, como a Copa do Mundo de Futebol da Itália em 1990.
Com mais de cinco décadas de história na comunicação, ele se destacou pelo profissionalismo e genialidade na função, atravessando gerações no rádio sergipano. Deixa esposa, duas filhas e quatro netos.
"Tive a oportunidade de trabalhar com Barretinho durante dois anos, quando fui estagiária na Rádio UFS. Além de um excelente profissional, era um grande incentivador e um colega atencioso e divertido. Seguirá sendo um exemplo de ser humano e deixará muitas saudades," afirmou a jornalista Jéssica França.
O velório aconteceu no PIAF, à Rua de Laranjeiras, no Bairro Getúlio Vargas, na capital sergipana. O sepultamento foi realizado às 16:00, no cemitério Parque Colina da Saudade, no Bairro Jabotiana.
Assista: José Costa Barreto em "Homem de Rádio"