Sex, 21 de maio de 2021, 13:57

UFS integra rede colaborativa para produção de programa de TV de divulgação científica
Programa voltado à promoção e popularização da ciência será lançado neste sábado, 22

Será lançado neste sábado, 22, às 10:00, o UniverCiência, primeiro programa brasileiro de TV aberta e internet, produzido por meio de uma parceria entre universidades e TVs públicas da região Nordeste, com foco na promoção, popularização e difusão da ciência. A Universidade Federal de Sergipe, através da TV UFS, é uma das 20 universidades nordestinas que integram a rede colaborativa.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, professor Lucindo José Quintans Júnior, participará da cerimôniva virtual de lançamento, que será transmitida ao vivo pelo canal da TVE Bahia e através das plataformas digitais. Clique aqui para assistir a estreia do programa.

"É uma grande oportunidade para que as universidades, especialmente do Nordeste, possam divulgar todo o conhecimento gerado cientificamente, a exemplo de produtos, processos e inovações desenvolvidass em ambientes de laboratório, além de enfatizar o ganho desse conhecimento para a sociedade de um modo geral. Então, o UniverCiência vai trazer um maior espaço de diálogo com a sociedade a partir de uma linguagem acessível e adequada para a divulgação da ciência em todas as camadas da população," destacou o pró-reitor.

Em Sergipe, o programa também será exibido em sinal aberto na TV Aperipê, aos sábados, às 11:00. Na primeira temporada, serão 15 programas de 25 minutos, com ênfase em resultados do conhecimento e saberes nas universidades na relação com o cotidiano da população nordestina.

Whatsapp image 2021 05 21 at 17.10.46  1

O que é o programa?

Criado em 2020 pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia através da TV UESB, o UniverCiência se transformou, a partir da parceria entre a TVE Bahia e universidades públicas nordestinas, em um conteúdo colaborativo com alcance nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.

A produção e distribuição do programa será feita pela TVE Bahia, sendo que os conteúdos produzidos pelas próprias universidades nordestinas terão apresentação, produção e edição final da TV UESB. A meta é alcançar cerca de 40 milhões de pessoas em dez estados brasileiros.

Alem da UFS, as universidades nordestinas que integram a rede são: Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Atualizado em: Sex, 21 de maio de 2021, 17:19