Ter, 18 de maio de 2021, 18:15

Estudo identifica caso de síndrome rara associada à covid-19 em paciente de Aracaju
Sars-CoV-2 foi identificado no líquido cerebroespinhal de pessoa que desenvolveu Guillain-Barré
Covid-19 desencadeou síndrome rara em paciente de 17 anos. Foto: Arquivo/Mayo Clinic

Josafá Neto | Rádio UFS - Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) documentaram um caso inédito de síndrome de Guillain-Barré associada à covid-19. Trata-se do primeiro relato científico no mundo em que o material genético do Sars-CoV-2 foi identificado no fluido cerebroespinhal, também conhecido como líquor, da paciente com a complicação neurológica, de acordo com o estudo divulgado no último sábado, 15, na revista cientifica The Pediatric Infectious Disease Journal, uma das mais conceituadas da área, ligada à Sociedade Européia de Doenças Infecciosas Pediátricas.

+ Ouça aqui a versão em áudio da reportagem

O caso relatado na publicação é de uma adolescente de 17 anos, de Aracaju-SE. O intervalo entre o início dos sintomas da infecção causada pela covid-19 e o surgimento de condições neurológicas provocadas pela Guillain-Barré foi de apenas uma semana.

A identificação do RNA do vírus causador da covid-19 no líquor – responsável por proteger, lubrificar e nutrir o sistema nervoso, preservando as estruturas cerebrais e medulares – confirmou, pela primeira vez, a hipótese de que a infecção pelo Sars-CoV-2 pode desencadear a síndrome rara por invasão viral direta no tecido nervoso.

“Alguns casos dessa doença rara têm sido diagnosticados em pessoas com covid-19 em todo o mundo, mas o entendimento até o momento é de que a patogênese desta condição neurológica quando associada à covid-19 era apenas imunomediada. Este estudo acrescenta informações importantes sobre a forma como o novo coronavírus pode levar a alterações no sistema nervoso,” explica o líder da pesquisa e chefe do laboratório de Patologia Investigativa da UFS, professor Paulo Ricardo Martins Filho.

Professor Paulo Martins Filho liderou a pesquisa sobre associação de doenças. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

Entenda o caso

Em fevereiro deste ano, a adolescente apresentou febre, dor abdominal, náusea e diarréia severa. Oito dias depois ela procurou atendimento no serviço de emergência de um hospital de Aracaju com histórico de 48 horas de fortes dores lombares e fraqueza nas extremidades do corpo com perda de força e equilíbrio nos braços e pernas.

Na ocasião, os resultados do exame RT-PCR das amostras tanto das vias respiratórias quanto do fluido cerebroespinhal da paciente, processadas junto ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Sergipe (Lacen-SE), deram positivo para Sars-CoV-2.

Pela característica dos sintomas, ela também passou por exames complementares, como eletroneuromiografia e ressonância magnética de coluna. Nisso, a eletroneuromiografia, utilizada para identificar lesões nos nervos e músculos do corpo, comprovou a suspeita de uma inflamação comum em casos de Guillain-Barré: a polirradiculoneurite, afetando a raiz de um nervo espinhal.

+ Primeiro caso de reinfecção por covid-19 no Brasil ocorreu em julho de 2020

Figure 1 resonancemagnetic

A médica neurologista do Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS) e doutoranda do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS (PPGCS), Lis Campos Ferreira, está acompanhando o quadro clínico da paciente que ficou hospitalizada durante 15 dias. “Ela já teve alta e está clinicamente muito melhor. Ainda tem fraqueza muscular, mas já consegue andar sem ajuda. Continua em seguimento neurológico ambulatorial e reabilitando na fisioterapia,” afirma a médica.

“A paciente continuará sendo acompanhada e novos casos de Guillain-Barré serão estudados também no sentido de se detectar o novo coronavírus no fluido cerebroespinhal. Esses dados são extremamente relevantes para que possamos compreender a capacidade de neuroinvasividade do coronavírus e melhorarmos a forma como os pacientes são tratados,” acrescenta o professor Paulo Martins.

Histórico da síndrome rara

Guillain-Barré é um distúrbio autoimune, no qual o sistema imunológico ataca os nervos do próprio corpo, tendo origem geralmente por uma infecção anterior à síndrome. O risco provocado pela doença se eleva quando ocorre o acometimento dos músculos respiratórios, podendo levar a pessoa à morte ao comprometer o funcionamento do coração e dos pulmões.

+ Pesquisadores associam síndrome de Guillain-Barré ao vírus Chikungunya

Há cinco anos, o Brasil sofreu um aumento expressivo no número de diagnósticos da doença por causa da associação à epidemia do zika Vírus. Porém, ainda não há registros oficiais sobre a incidência da síndrome rara na população brasileira.

Atualizado em: Qua, 26 de maio de 2021, 20:31