Sex, 14 de maio de 2021, 15:15

Departamento de Ciências Contábeis da UFS realiza 12º Imposto de Renda Solidário
Atendimento aos contribuintes começa na próxima segunda-feira, 17, de forma virtual

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Departamento de Ciências Contábeis (DCC) e do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), vai promover, de 17 a 20 de maio, a 12º edição do Imposto de Renda Solidário. Em decorrência da pandemia da covid-19, o projeto de extensão, que ajuda a população a declarar o tributo, será realizado através de plataformas digitais.

Diante do foco da atividade, serão atendidos os contribuintes com rendimento tributável anual de até 50 mil reais. Também será aceita a declaração do indivíduo que, mesmo sem ultrapassar uma renda por ano de R$ 28.559, 70, teve retenção na fonte. Nesse caso, a prestação de contas à Receita Federal é facultativa e pode ser utilizada para comprovação de rendimentos a instituições, como bancos. (Veja os critérios de obrigatoriedade no final da matéria).

Para acessar o serviço, é preciso solicitar atendimento a partir do envio do nome completo e telefone para o perfil no Instagram @nafufs ou para o Whatsapp ( (79) 99628-0615 ou 99981-3891), nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O objetivo principal, segundo a organização do projeto, é proporcionar “a vivência profissional e um olhar diferenciado e humanizado no social” mediante aplicação dos conhecimentos e das habilidades adquiridas no curso.

“A grande importância é ter a certeza que nós estaremos ajudando as pessoas de baixa renda, as pessoas que mais precisam na elaboração da declaração de Imposto de Renda. E o mais importante é que esses contribuintes vão ter a certeza de que as suas declarações estarão sendo realizadas de forma correta, impedindo futuros transtornos com a malha fina”, destaca o coordenador do projeto e professor do DCC, Emerson Goes.

Coordenador da ação, Emerson Goes é professor de Ciências Contábeis. Foto: Arquivo pessoal

A novidade desta edição, segundo Goes, é o uso do Whatsapp para atendimento. “Isso quer dizer que o contribuinte vai poder tirar todas as suas dúvidas pelo seu ‘zap’, como também vai passar a documentação para os alunos, que estarão realizando toda a parte operacional, e nós, professores, estaremos ao lado para verificar o andamento da situação”, diz.

O professor ainda afirma que o projeto está atento a mudanças na legislação sobre o assunto e, por isso, o interessado deve ficar tranquilo quanto à segurança do serviço. “Aquele contribuinte que for procurar o nosso projeto pode ter a certeza que estará sendo realizado de uma forma correta e transparente e em cima da legislação atual do Imposto de Renda”, ressalta.

O prazo para declaração do Imposto de Renda termina no dia 31 de maio. Segundo o NAF-UFS, deve declarar quem:

• Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;

• Teve rendimento isento, não tributável ou tributado exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil ;

• Tinha em 31/12/2020 bens e direitos acima de R$ 300 mil;

• Teve lucro ao vender bens sujeitos à incidência do IR;

• Realizou operações na Bolsa de Valores;

• Teve receita bruta com atividade rural de mais de R$ 142.798,50;

• Passou a morar no Brasil e aqui estava em 31/12/2020;

• Recebeu auxílio emergencial e teve renda tributável superior a R$ 22.847,76 no ano;

• Optou pela isenção do IR sobre o ganho de capital na venda de imóvel residencial cujo valor foi aplicado na compra de outra residência no país, no prazo de 180 dias da venda.

Abel Victor (Rádio UFS)

Atualizado em: Sex, 14 de maio de 2021, 16:02