Sex, 26 de fevereiro de 2021, 14:02

UFS e Asci realizam 10ª Feira Científica de Sergipe
Evento será virtual por conta das medidas restritivas da pandemia da covid-19

Abel Victor | Rádio UFS - As apresentações de 61 trabalhos de pesquisa de alunos e professores da educação básica selecionados para a décima edição da Feira Científica de Sergipe (Cienart) estão disponíveis no site do evento. Por conta da pandemia da covid-19, a ação que mobiliza, em média, cinco mil estudantes, vai acontecer virtualmente entre 28 de fevereiro e 6 de março. Os estudos científicos com melhores avaliações serão premiados.

Realizada anualmente desde 2012 pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Associação Sergipana de Ciência (Asci), a Cienart tem o objetivo de popularizar a ciência através da divulgação de pesquisas realizadas nas escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada do estado. A primeira edição ocorreu em 2004 junto com a primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O evento também conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria do Estado da Educação, Esporte e Cultura (Seduc) e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).

Card cineart

Como vai funcionar?

Os vídeos e banners com informações sobre os trabalhos selecionados para a feira estão expostos no site do evento para visitação do público. Entre 28 de fevereiro e 6 de março, pesquisadores de instituições de pesquisa e ensino vão avaliar os 61 estudos classificados nas modalidades Artes, Ciências e Tecnologia - 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Entre os itens avaliativos, estão o caráter investigativo, interdisciplinaridade e inovação.

As equipes premiadas receberão certificados, brindes e bolsas do PIBIC Jr. O coordenador do trabalho, que é um professor, com maior pontuação na classificação geral receberá R$ 1500, o segundo, R$ 1000, e o terceiro, R$ 500, “para realização de próximo projeto, com compromisso de apresentar na Cienart”. Os demais indicados podem receber menção honrosa. O anúncio dos premiados será divulgado no último dia de evento (6 de março).

Nesta edição, os participantes são de instituições de ensino de 21 municípios do estado: Areia Branca, Boquim, Canindé de São Francisco, Itabaiana, Itabaianinha, Japoatã, Lagarto, Monte Alegre de Sergipe, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Porto da Folha, Propriá, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Santa Luzia do Itanhi, São Cristóvão, Simão Dias, Tobias Barreto e Umbaúba.

Incentivo à ciência

Secretária da Asci e professora do Departamento de Química da UFS, Eliana Midori afirma que o evento visa levar e apoiar o conhecimento científico produzido nos estabelecimentos de ensino. “Estimular a pesquisa na educação básica significa despertar o aluno para o mundo em que ele vive, contribuindo para sua formação científica e a busca por conhecimentos”, destaca.

Na última edição, em 2019, a Cienart contou com trabalhos de 70% dos municípios de Sergipe, segundo Midori. Agora, a meta é alcançar 100% nas próximas feiras. “O principal desafio está em levar o gosto pela ciência para mais escolas e cobrir todos os municípios do estado de Sergipe, o que implica em convencer os governantes em todas as instâncias que a ciência é a grande mola propulsora do conhecimento e do progresso do país, que pode ajudar a vencer as desigualdades sociais e trazer uma vida mais digna a todos os brasileiros”, aponta a professora.

Eliana ainda pontua que dois aspectos mostram o sucesso da feira: “O primeiro deles é que mesmo com todos os problemas de pandemia que estamos passando, a CIENART virtual teve a adesão de 61 trabalhos, ou seja 61 equipes de estudantes de 21 municípios diferentes do estado. O segundo aspecto pode ser demonstrado no resultado da 2ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em parceria com a L’Oréal Brasil, resultado este anunciado em janeiro de 2021 com cerimônia de premiação em fevereiro de 2021.”

“Foram 4 premiadas entre 286 candidatas de 18 estado e 70 municípios do país, e a menção honrosa do nível médio foi dada a Nallanda Victoria dos Santos Martins, estudante do Colégio Estadual Doutor Antonio Garcia Filho, Umbaúba (SE), participante premiada e bolsista de Pibic Jr da CIENART”, complementa.

Clique aqui para saber mais informações sobre outras edições da feira.

Atualizado em: Sex, 26 de fevereiro de 2021, 14:08