Qui, 05 de novembro de 2020, 18:12

Professor da UFS conquista Prêmio Werner Baer de Economia Regional
O estudo abordou impactos da pandemia do novo coronavírus na economia baiana
Luiz Carlos Ribeiro é professor de Economia da UFS. Foto: Arquivo pessoal

Abel Victor | Rádio UFS - O professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Luiz Carlos de Santana Ribeiro, recebeu o Prêmio Professor Werner Baer de Economia Regional, pelo artigo sobre a modelagem de impactos econômicos da pandemia da covid-19 para o estado da Bahia. O trabalho foi realizado em conjunto com o professor de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gervásio Santos, e o pesquisador da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Rodrigo Cerqueira.

+ Leia aqui o artigo completo

O Prêmio Professor Werner Baer é uma concessão do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional aos classificados nas três primeiras colocações da categoria artigo. O anúncio dos premiados aconteceu na última quinta-feira, 29, no encerramento do XXV Encontro Regional Nordeste de Economia, promovido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec).

O objetivo do trabalho, que conquistou o segundo lugar na categoria artigo, foi “apresentar a modelagem de cenários de impactos econômicos das políticas de isolamento referente à pandemia da covid-19 no estado da Bahia” e buscar “ampliar o debate sobre as consequências econômicas da pandemia a partir da relação entre os fundamentos de curvas epidêmicas e de curvas de recessão na economia”.

O professor Luiz Ribeiro afirma que o estudo abordou, de forma geral, a importância dos trabalhadores informais e do auxílio emergencial para a economia baiana durante o período da pandemia da covid-19. Ele ainda conta que o prêmio tem como intuito “estimular pesquisas no campo da ciência pura e aplicada, segundo uma perspectiva regional”.

Além de artigos, a 24º edição do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional também selecionou dissertações de mestrados aprovadas em cursos de Programas de Pós-Graduação em Economia do país. Segundo o BNB, o primeiro lugar de cada categoria será agraciado com R$ 10 mil, o segundo, com R$ 5 mil, e o terceiro, com R$ 3 mil.

Atualizado em: Qui, 05 de novembro de 2020, 18:38