Qua, 09 de setembro de 2020, 17:44

Projeto do SIBIUFS combate fake news sobre pandemia do novo coronavírus
Objetivo é despertar postura crítica da população para enfrentamento à desinformação
Banner sibiufs

Por Abel Victor e Josafá Neto | Rádio UFS - O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS) criou um projeto de combate às informações falsas no contexto da pandemia da covid-19. O objetivo é orientar às pessoas sobre como identificar e verificar conteúdos falsos sobre o assunto na área da saúde, por meio da publicação de materiais educativos na internet.

Com o aumento no número de boatos no período, o SIBIUFS montou um grupo de trabalho, em março deste ano, com o intuito de desenvolver nos indivíduos a capacidade crítica para identificação e verificação das chamadas “fake news”, através de lives e postagens educativas no Instagram (@sibiufs), Twitter (@bibufs) e site: bibliotecas.ufs.br.

“A ideia do projeto surgiu devido à necessidade urgente de reflexão acerca do que é compartilhado nas redes sociais e que pode afetar a vida das pessoas no âmbito profissional, pessoal, acadêmico, político e outros, além de elucidar a importância das bibliotecas e do profissional da informação - o bibliotecário - frente a essa demanda social”, conta a coordenadora da Biblioteca do Campus da Saúde, Stella Dourado.

O grupo formado por servidores do SIBIUFS se subdivide em equipes, com a tarefa de monitorar informações falsas nacionais e internacionais sobre a pandemia. A partir daí, são confeccionados os materiais educativos publicados às terças-feiras. Além disso, o projeto realiza atividades voltadas para os colaboradores, como leitura e discussões de textos e capacitações e treinamentos para investigação de informações falsas.

Biblioteca e desinformação

Stella ainda pontua ações e iniciativas que mostram a importância do bibliotecário e das bibliotecas para o combate à desinformação. “São elas: apoio à formação e desenvolvimento, ajudando os usuários a terem o conhecimento necessário para avaliar criticamente a qualidade das informações, e apoiando de maneira proativa valores, como justiça, solidariedade, diversidade e inclusão.”

“A biblioteca deve ensinar aos usuários como identificar a informação verdadeira e as fontes de informação em que eles podem confiar. Atuação da biblioteca como educadora da alfabetização da informação. No que tange ao combate à desinformação, a missão das bibliotecas do século XXI é educar e defender a importância da veracidade e da confiabilidade da informação”, complementa Stella Dourado.

O que é o SIBIUFS?

O Sistema de Bibliotecas da UFS é composto pelas bibliotecas Central (Bicen), Comunitária (Bicom), Campus da Saúde (Bisau), Campus de Itabaiana (Bicampi), Campus de Laranjeiras (Bical), Campus de Lagarto (Bilag) e Campus do Sertão (Biser).


Atualizado em: Qua, 09 de setembro de 2020, 18:23
Notícias UFS