Qua, 02 de setembro de 2020, 08:11

Rádio UFS lança quadro cultural em comemoração aos 150 anos do Colégio Atheneu
Projeto é realizado em parceria com Centro de Educação e Memória do Atheneu
Colégio Estadual Atheneu Sergipense celebra 150 anos. Foto: Arquivo/SEDUC

Abel Victor e Josafá Neto | Rádio UFS - Uma viagem pelo sesquicentenário da primeira escola secundária em terras sergipanas. O quadro cultural “Colégio Atheneu: 150 anos de história” estreou nesta terça-feira, 1º, na programação da Rádio UFS FM 92.1, resgatando fatos e personagens que marcaram a história da instituição da rede estadual de ensino.

A produção sonora integra a programação de aniversário da escola realizada pelo Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas), com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Cada episódio retrata particularidades de um século e meio da trajetória do Atheneu, a partir de livros que se debruçam sobre os mais variados assuntos, como disciplinas ofertadas na instituição e memórias do Grêmio Estudantil Clodomir Silva.

“A proposta desse quadro é apresentar para a sociedade traços do Atheneu Sergipense nesse ano celebrativo dos 150 anos para fazer uma maior divulgação do que se tem pesquisado e escrito em forma de tese e que se transforma, nesse momento, em livro. Então, o quadro é todo baseado nos livros que serão lançados [neste ano sobre a escola]”, afirma Eva Maria Siqueira Alves, diretora do Cemas e professora titular aposentada da Universidade Federal de Sergipe.

“Os livros que são a base da produção dos textos dos quadros foram selecionados a nosso convite, porque faziam parte, foram produções em torno do Atheneu Sergipense. A proposta sempre foi obras em torno do Atheneu Sergipense, que analisassem aspectos e elementos relativos à história do Atheneu Sergipense”, complementa a pesquisadora.

A professora Eva Maria ainda afirma que não se pode fazer referência à educação sergipana sem citar o Atheneu. “Falou em educação em Sergipe, tem que se falar no Atheneu Sergipense, porque, é do Atheneu Sergipense, que saem alunos que concluem seu ensino secundário e vão seguir na formação de ensino superior ou não. E se destacando na sociedade em diversos quadros. Então, o Atheneu Sergipense foi sempre um impulsionador de intelectuais para a sociedade sergipana.”

Histórico

Fundado em 1870, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, localizado no bairro São José, em Aracaju, completará 150 anos no próximo dia 24 de outubro. Desde o ano passado, várias atividades estão sendo realizadas para lembrança do marco histórico, como palestras, exposições, produção de livros, criação de selos e a impressão de um calendário de 2020 que reúne a biografia de personalidades ligadas à instituição.

Ouça aqui os episódios:

Atualizado em: Qua, 02 de setembro de 2020, 09:30