O Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro, é uma data que homenageia a atividade e digulva os paraesportistas do Brasil, através de festivais em todo o país.
Em Sergipe, o Festival Paralímpico será realizado no Ginásio de Esportes da UFS, localizado no campus de São Cristovão, no próximo sábado, de 8h30 às 11h. O evento contará com a participação de mais de 150 estudantes, de 10 a 18 anos de idade.
O coordenador da ação na UFS é o professor do curso de Educação Física, Marcelo de Castro. Segundo ele, a iniciativa é uma oportunidade de valorizar o paradesporto. "A gente vai estar dando a oportunidade a esses jovens alunso com deficiência de terem o contato com o esporte. A gente vai desenvolver nesse evento badminton, bocha e atletismo. A ideia é que os eles consigam experimentar essas modalidades para, de repente, no segundo momento, tentarem uma participação mais efetiva em outros projetos, tanto da universidade como em outros lugares," frisou o coordenador.
O Brasil é considerado um dos países com mais representativade mundial no paradesporto olímpico, mas, segundo o professor, ainda é necessário o fortalecimento de políticas públicas de inclusão paradesportiva. "Ver pessoas com as suas limitações, superando essa barreira esportiva, é sem dúvidas um grande aprendizado. Por isso, considero que é fundamental investir ainda mais nesta área," destacou Marcelo.
Ouça a entrevista completa com o Profº Marcelo de Castro:
Ouça aqui a reportagem em formato de áudio. Reprodução: TV UFS