Qui, 12 de abril de 2018, 19:25

Rádio UFS recebe Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica da Fapitec
Este é o 15º prêmio da emissora universitária em 10 anos no ar
Juliana Almeida e Josafá Neto são premiados. Foto: Divulgação/Will Rodrigues

A Rádio UFS FM 92,1 recebeu, na noite desta quarta-feira, 11, o Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica da Fapitec (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe). A cerimônia aconteceu no Aquários Praia Hotel, na Orla da Atalaia, em Aracaju, e reuniu pesquisadores e comunicadores.

Os jornalistas Josafá Neto e Juliana Almeida conquistaram o primeiro lugar na modalidade Jornalismo Científico, concorrendo na categoria radiojornalismo. “Chegamos a marca de 15 prêmios em 10 anos. Foram quatro apenas no ano passado. Isto só reforça a nossa responsabilidade na divulgação da ciência,” destacou Josafá Neto.

A reportagem vencedora destaca dois projetos de pesquisa e inovação tecnológica da UFS, que foram premiados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Através do Programa de Iniciação Científica (Pibic), pesquisadores do curso de Medicina, do campus de Lagarto, sob a coordenação do professor Edivan Ramos, observaram a incidência de fatores de risco de aterosclerose em crianças e adolescentes de escolas da rede pública municipal de ensino do município de Lagarto.

A produção jornalística também destacou que pesquisadores do curso de Engenharia Agronômica, coordenados pelo professor Arie Blank, por meio do Programa de Iniciação Tecnológica e Inovação (Pibiti), descobriram que o oléo extraído da erva-cidreira-brasileira é um inseticida bastante poderoso no combate a pragas na lavoura.

Atualizado em: Qui, 12 de abril de 2018, 19:49