Sáb, 13 de março de 2021, 11:31

Estudo mostra aumento de 65% nas internações por covid-19 em Aracaju
Análise ainda aponta inversão no comportamento de hospitalizações quanto à faixa etária

Josafá Neto | Rádio UFS - Quase um ano após a confirmação do primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus em Sergipe, o aumento de internações por causa do avanço da contaminação voltou a elevar a pressão para a ampliação de leitos hospitalares para pacientes com a doença, a fim de evitar o colapso do sistema de saúde.

Em Aracaju, nas três últimas semanas epidemiológicas, entre os dias 15 de fevereiro e 6 de março, as hospitalizações de pessoas infectadas pelo vírus subiram 65%. Neste mesmo período, as internações em leitos de enfermaria aumentaram 55% na capital. Já a demanda por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cresceu 80%.

Os dados preliminares desse relatório foram apresentados pelo professor do Departamento de Educação em Saúde e chefe do Laboratório em Patologia Investigativa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Paulo Ricardo Martins Filho, ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Prefeitura de Aracaju, na última sexta-feira, 5.

Martins elaborou uma análise do comportamento epidemiológico da segunda onda da covid-19 no município, no período de 4 de outubro de 2020 a 6 de março de 2021. A avaliação abrange os registros de casos, hospitalizações e óbitos provocados pela infecção.

+ Circulação de variantes do coronavírus há sete meses em SE reforça alerta para vacinação

Paulo Ricardo Martins Filho (à direita) destaca importância das análises epidemiológicas diante da pandemia. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

“Essas análises são importantes porque ajudam a gestão municipal a traçar estratégias de enfrentamento à covid-19 conforme o cenário da pandemia. Esta semana, após a reunião do COE na qual foram discutidos também os resultados desse relatório, a Prefeitura de Aracaju anunciou a ampliação da faixa etária de vacinação, de leitos de enfermaria e da testagem para covid-19 especialmente em adultos jovens assintomáticos,” pontua o pesquisador.

“Essas medidas não surtem o efeito esperado se a população não respeitar as medidas mais básicas e reconhecidamente eficazes de controle da transmissão do vírus, ou seja, o uso do álcool a 70%, a higienização regular das mãos com água e sabão e, sobretudo, o uso de máscara e o distanciamento físico. Infelizmente, nós temos visto um declínio na adesão do uso de máscara especialmente nas ruas da cidade e aglomerações totalmente desnecessárias que vão de contramão a todo o esforço que tem sido feito neste enfrentamento”, complementa.

Média móvel de casos e óbitos

Nesta segunda onda da covid-19, o pico da média móvel de novos casos no município ocorreu entre os dias 6 de dezembro de 2020 e 16 de janeiro de 2021. Esse avanço da contaminação na virada do ano se refletiu no aumento de mortes a partir da segunda semana de janeiro. A análise ainda aponta um crescimento sustentado de aproximadamente 65% na média móvel de óbitos nas cinco últimas semanas epidemiológicas, no período de 1º de fevereiro a 6 de março de 2021.

Análise sinaliza aumento sustentado na média móvel de óbitos nas cinco últimas semanas em Aracaju

Hospitalizações por faixa etária

Houve uma inversão no comportamento das hospitalizações no município quanto à faixa etária. Entre 15 de fevereiro e 6 de março deste ano, a demanda por leitos de enfermaria entre pessoas com menos de 60 anos de idade cresceu 75% na capital. Esta faixa etária, atualmente, supera a população idosa na ocupação de enfermarias no município.

Por outro lado, a demanda por leitos de terapia intensiva entre os idosos aumentou 80% nas três últimas semanas epidemiológicas. Já a procura por vagas de terapia intensiva entre pessoas abaixo de 60 anos cresceu 77%. A população idosa continua sendo maioria na ocupação das UTIs na capital.

+ Estudo aponta impactos da pandemia da covid-19 na economia sergipana em 2020

Pessoas abaixo de 60 anso agora são maioria em leitos de enfermaria. Idosos predominam em terapia intensiva

Ocupação de UTI

Segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 10, pela Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com covid-19 na rede pública em Aracaju é de 74%. Na rede privada, o percentual atinge 91%. Isso representa uma ocupação geral de 82%.

Atualizado em: Sáb, 13 de março de 2021, 12:03