Qua, 01 de julho de 2020, 06:00

Rádio UFS lança nova temporada do "Pergunte ao Nutricionista" sobre alimentação em tempos de pandemia
Quadro educativo é desenvolvido em parceria com Ambulatório de Nutrição do HU

Abel Victor | Rádio UFS - Dietas milagrosas e dicas de alimentação polvilham na internet, mas é preciso tomar cuidado com as informações falsas. Diante disso, a Rádio UFS, em parceria com o Ambulatório de Nutrição do Adulto e Idoso do Hospital Universitário (HU), lançou nesta quarta-feira, 1º, uma nova temporada do quadro “Pergunte ao Nutricionista”, com foco nos cuidados diante da pandemia da covid-19.

O quadro está na grade de programação da emissora universitária desde 2018 e foi criado por iniciativa de nutricionistas do Ambulatório de Nutrição do Adulto e Idoso do HU-UFS para responder dúvidas da população sobre alimentação e nutrição de forma científica e de acordo com a realidade das pessoas nos aspectos culturais e sociais.

“A terceira etapa do projeto, assim como outras, surgiu durante as consultas no Ambulatório do Adulto e Idoso do Hospital Universitário, com os pacientes usuários do SUS, assistidos por esse serviço. Especificamente, a demanda dessa etapa surgiu no trabalho de call center no referido ambulatório durante a pandemia”, afirma a coordenadora do projeto e nutricionista do Hospital Universitário, Márcia Cândido.

“Diante das dúvidas e excesso de informações não processadas de forma adequada pelos pacientes, resolvemos ampliar o trabalho desenvolvido por nutricionistas residentes, sob minha supervisão, para a população, por meio da Rádio UFS”, diz.

Márcia também comenta sobre os efeitos nocivos de uma alteração desnecessária nos hábitos alimentares. “Comumente, a publicidade tende a enfatizar alimentos específicos, propagados como super alimentos e dietas com promessas de efeitos milagrosos no corpo e na saúde. E isso termina induzindo modismos e padrões de comportamento alimentar inadequados que podem causar riscos à saúde”, destaca.

As duas últimas edições abordaram informações direcionadas para idosos, gestantes e crianças e conteúdos falsos na área da alimentação e nutrição. Para a nutricionista Márcia Cândido, a parceria com a emissora universitária é essencial para “execução desse projeto e pela edição realizada, que prende a atenção do ouvinte, e, segundo relato de vários, faz com que o conteúdo seja memorizado de modo permanente”.

Ouça aqui os novos episódios do quadro:

Atualizado em: Qua, 01 de julho de 2020, 08:12