Sex, 31 de março de 2023, 15:13

Hospital Universitário de Lagarto conquista 1º lugar no ranking de transparência ativa da CGU
HUL-UFS participou da análise com 311 instituições do Poder Executivo Federal

O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh/MEC), gerido, desde 2017, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), conquistou a primeira posição entre as instituições do Poder Executivo Federal com maior transparência ativa. Ao todo foram 311 entidades avaliadas. O HUL-UFS divide a liderança com mais 17 hospitais da rede Ebserh, incluindo a própria sede.

O ranking é divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU), órgão responsável por monitorar a implementação da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação- LAI). Os dados são coletados através do Sistema de Transparência Ativa (STA), um formulário de preenchimento obrigatório pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal para monitoramento dos dados, que, por sua vez, ficam disponíveis em um painel online (Painel de Acesso às Informação), onde é possível consultar essas e outras informações.

Foram avaliados 49 itens de transparência ativa e em todos o hospital cumpriu com as exigências. (foto: Divulgação/HUL)

Reafirmando o compromisso da gestão com a transparência, o superintendente do HUL-UFS, Manoel Luiz de Cerqueira Neto, reforça a importância do trabalho em equipe para conseguir um resultado tão positivo e relevante. “Foi um desejo concretizado alcançar pela primeira vez essa posição. A Superintendência, com a Ouvidoria do hospital, sempre teve como meta a possibilidade de desenvolver a transparência ativa. Para isso, nós identificamos as barreiras, o que impedia de chegarmos lá e quais as ações internas que precisaríamos fazer.”

Cerqueira Neto acrescenta que houve mapeamento das ações internas, além de reuniões intersetoriais hospitalares para execução do que fosse necessário para o cumprimento dos requisitos na sua totalidade. “Foi um trabalho de formiguinha, com planejamento e organização com o envolvimento de todos os setores para poder atingir esse desejo tão sonhado”, completa.

De acordo com a LAI, além do fornecimento dos dados solicitados pela população, as informações de interesse coletivo ou geral devem ser divulgadas pelos órgãos públicos, de forma espontânea e proativa. Dessa maneira, existe um rol mínimo de dados que os órgãos têm de difundir, obrigatoriamente, nas suas páginas oficiais na internet, no menu “Acesso à Informação”. E foi cumprindo a disponibilização dos itens listados nesse menu que a equipe do HUL-UFS atendeu a todas as exigências e conquistou uma colocação de destaque entre as instituições do Poder Executivo Federal.

Foram avaliados 49 itens de transparência ativa e em todos o hospital cumpriu as exigências. O superintendente enfatiza que a transparência é um bem maior para qualquer gestão: “É fundamental que todos os gestores, colaboradores e a sociedade tenham ciência e consciência de tudo que o hospital tem feito”, conclui.

Sobre a Ebserh

O HUL-UFS faz parte da Rede Hospitalar Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e atualmente administra 41 hospitais universitários federais.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Danielle Morais com revisão de Felipe Monteiro

Coordenadoria de Comunicação Social do HUL