Qua, 29 de março de 2023, 12:20

Pesquisa de docente do Campus de Lagarto renova parceria com hospital de Aracaju
Resultados são apresentados na graduação e pós-graduação

A parceria entre a rede de saúde e as universidades é fundamental para o crescimento e fortalecimento da pesquisa na área. Pensando nisso, o docente do Campus de Lagarto, Paulo Martins Filho, do Departamento de Educação em Saúde, renovou parceria com o Hospital Santa Isabel, em Aracaju. O professor é também coordenador do Laboratório de Patologia Investigativa, em Aracaju.

A renovação deve trazer bons frutos para a graduação e pós-graduação do campus e de toda a universidade, além de fomentar políticas públicas para a sociedade. As pesquisas realizadas no Hospital iniciaram com mães de crianças acometidas pelo Zika Vírus e, em seguida, ampliaram para mortalidade de bebês e crianças. “Os resultados encontrados nessas pesquisas foram e são utilizados na discussão dos problemas em salas de aula”, pontua. No campus Lagarto, durante o módulo tutorial, realizado no primeiro ano de estudos, os discentes do primeiro ciclo de todos os oito cursos do campus discutem soluções de problemas de saúde, sob orientação dos docentes, seguindo os princípios das metodologias ativas.

Foto: Arquivo pessoal

Na pós-graduação, o docente acredita que a parceria tende a fortalecer a universidade e a pesquisa científica. Atualmente, o professor integra três programas de pós-graduação: o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS), no campus Lagarto, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Prodonto), ambos no Hospital Universitário, em Aracaju.

Para realizar as práticas de pesquisa no Campus de Lagarto, o docente Paulo e a professora Kelly Silva, coordenadora adjunta do PPGCAS, estão a implementação dos Laboratório de Patologia Intensiva e de Bioinformática e Estatística em Saúde em Lagarto, com previsão para início de atividades ainda em 2023. “O objetivo é que a gente consiga também reforçar essa pesquisa em Lagarto e contribuir para a melhoria dos serviços e de atenção à saúde da população”, pontua. Os estudos realizados no Hospital Santa Isabel foram publicados em periódicos nacionais e internacionais da área de saúde.

Ana Laura Farias - Campus Lagarto

Atualizado em: Sex, 31 de março de 2023, 16:23