Sex, 02 de dezembro de 2022, 12:18

UFS regulamenta procedimentos para convênios com instituições estrangeiras
Documento normatiza tramitação de processos, fluxo de documentos e organiza informações

Parcerias entre setores e departamentos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com organizações estrangeiras terão encaminhamento facilitado por uma Instrução Normativa aprovada no final de outubro pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição (Conepe).

A IN 13/2022 regulamenta procedimentos para a formalização de convênios, acordos, protocolos de intenção, termos de cooperação e congêneres entre a UFS e instituições estrangeiras. Os objetivos são orientar quanto à tramitação e organizar informações sobre convênios e documentos congêneres, assim como estabelecer o fluxo para o encaminhamento dos documentos.

A coordenadora de relações internacionais da UFS, Érica Winand, conta que a necessidade de normatizar as parcerias com instituições estrangeiras era bastante sentida, já que os convênios muitas vezes demoravam a tramitar até sua vigência, por falta de um direcionamento para orientar os setores da instituição.

“É uma demanda institucional antiga, a Cori percebia essa necessidade de normatizar e padronizar o fluxo burocrático, onde começa e onde termina a assinatura de um convênio internacional”, conta a gestora. “A aprovação da Instrução Normativa é muito importante para dar celeridade aos convênios”, arremata Érica.

O início da tramitação se dará com o envio, pela unidade administrativa ou acadêmica interessada em formalizar um convênio, de documentação detalhada conforme a Instrução Normativa para a Coordenação de Relações Internacionais (Cori).

Ascom
comunica@academico.ufs.br


Notícias UFS