Ter, 19 de outubro de 2021, 11:41

Presidente e vice do novo Conselho Diretor da Fundação UFS são empossados
Assumem os cargos o economista José de Oliveira Júnior e a professora Maria da Conceição Vasconcelos

Tomaram posse nesta terça-feira, 19, o presidente e a vice-presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Sergipe para o biênio 2021/2023. A nomeação obedece aos termos da Portaria nº 871, de 29 de setembro de 2021, da Secretaria Executiva do Ministério da Educação.

Com transmissão do cargo realizada pelo presidente em exercício do Conselho, Arivaldo José dos Santos, foi feita a declaração de posse para o novo presidente, economista José de Oliveira Júnior, representante do Governo de Sergipe, e para a nova vice-presidente do Conselho, professora Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves, do Ministério da Educação.

Devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, a solenidade foi realizada por meio de videoconferência, com a leitura da portaria do Ministério da Educação, a leitura do termo de posse, a declaração da posse, um momento de congratulações e, finalmente, a transmissão do cargo.

Funções

O então presidente em exercício do Conselho, Arivaldo José dos Santos, destacou durante a solenidade que o Conselho Diretor, órgão máximo da Fundação Universidade Federal de Sergipe, tem por finalidade exercer a administração da fundação e superintender as atividades financeiras da Universidade Federal de Sergipe. “O Conselho é fundamental para a universidade, por isso escolhi abrir este evento falando sobre a importância do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Sergipe para a própria universidade”, abordou Arivaldo.

A cerimônia de posse aconteceu de forma remota nesta terça-feira. (foto: Reprodução)

Durante a solenidade, a professora Terezinha Oliva, membro do Conselho Diretor, fez uma menção histórica em forma de homenagem ao ex-presidente do Conselho, Luís Eduardo Magalhães, que faleceu recentemente por motivo de doença. A iniciativa teve a participação do filho do ex-presidente, João Ricardo Magalhães, que representou a família do homenageado.

Também compareceu à cerimônia virtual o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira. “A UFS tem tido uma transformação, os frutos que estão sendo colhidos em termos de desenvolvimento institucional levam em consideração o trabalho de muitos que nos antecederam, muitos que estão presentes nessa reunião. As posses do presidente e da vice representam uma nova fase na construção de uma universidade ainda mais comprometida com o social, já que a UFS é uma das únicas instituições públicas capazes de transformar a realidade dos municípios onde se instala. Espero poder dar todo o meu apoio, me dedicar, pois sem o Conselho Diretor a universidade não avança”, pontuou Rosalvo.

Alinhamento

A vice-presidente do Conselho, professora Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves, ressaltou a importância da universidade e o Conselho seguirem alinhados. “Que a gente seja parceiro da gestão da universidade, com respeito, união, para que todos nós cresçamos juntos”, declarou.

Já o novo presidente, economista José de Oliveira Junior, usou a sua fala para realizar homenagens ao professor Deusenah Correia da Silva. “Quero dar uma palavra de agradecimento, começando pela lembrança de um exemplo para o Conselho, que foi o professor Deusenah Correia da Silva, um exemplo de bravura e dedicação”, destacou, citando também o ex-presidente do Conselho Luís Eduardo Magalhães e reiterando a sua gratidão pela presença dos demais membros do Conselho Diretor ao evento virtual.

O Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Sergipe é constituído de seis membros e seis respectivos suplentes, nomeados pelo presidente da República e escolhidos dentre pessoas de ilibada reputação e notória competência.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 19 de outubro de 2021, 15:20