Qui, 22 de julho de 2021, 12:14

INPI concede Carta Patente para mais duas tecnologias desenvolvidas na UFS
Cinttec é o setor responsável na UFS pelos trâmites internos para a proteção de propriedade intelectual

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no último mês de junho, concedeu Carta Patente para as tecnologias intituladas “Processo de Produção de Pigmentos Nanoestruturados à Base de Óxido de Alumínio nas Cores Azul, Amarelo, Rosa e Verde” e “Método para Coletar Medições Sônicas Relativas a uma Formação Subterrânea a Partir de Medição de Indução de Múltiplos Componentes Utilizando Análise Espectral”.

Com o deferimento do pedido de patente e expedição da carta, a Universidade Federal de Sergipe assegura a propriedade sobre os inventos em todo o território nacional e garante os direitos decorrentes das invenções. Além destas patentes, a UFS possui 15 outras concedidas, sendo 13 de titularidade exclusiva da UFS e 2 em cotitularidade com ICTs.

Pigmentos

A pesquisa que deu origem à patente “Processo de Produção de Pigmentos Nanoestruturados à Base de Óxido de Alumínio nas Cores Azul, Amarelo, Rosa e Verde”, foi desenvolvida pelos docentes do departamento de Física (DFI), Ronaldo Santos Silva, Zélia Soares Macedo, Mário Ernesto Giroldo Valério e pelo pesquisador Celso Hiroshi Hayasi. A invenção consiste em um processo de produção simples e barata para a produção de pigmentos nanoestruturados com cores reprodutíveis e de fácil homogeneização em esmaltes cerâmicos.

Medições

Já a patente “Método para Coletar Medições Sônicas Relativas a uma Formação Subterrânea a Partir de Medição de Indução de Múltiplos Componentes Utilizando Análise Espectral”, foi desenvolvida pelos docentes Antônio Martins de Oliveira Júnior, Suzana Leitão Russo e pela pesquisadora Edmara Thays Neres Menezes. A invenção é útil para a interpretação de medidas realizadas por instrumentos de perfilagem de poços visando determinar as propriedades de formações da terra, melhorando a qualidade das informações identificando distorções e imperfeições.

Núcleo de Inovação Tecnológica

A Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (Cinttec) é o setor responsável pelos trâmites internos para a proteção de propriedade intelectual, como recebimento de comunicados de invenção, preparação e formalização de contratos de cessão de titularidade, entre outros, bem como pelo depósito e manutenção dos ativos imateriais junto ao INPI.

Para mais informações acesse aqui ou entre em contato pelo telefone 3194-7135 ou e-mail: cintec@academico.ufs.br

Com informações da Cinttec

Atualizado em: Qui, 22 de julho de 2021, 12:18