Ter, 04 de maio de 2021, 16:41

Comissão aprova e encaminha projetos envolvendo UFS e Fapese
São iniciativas de pesquisa e extensão com impacto direto para a sociedade

A Universidade Federal de Sergipe e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), por meio da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Projetos (CPAP), aprovou e prorrogou prazos de iniciativas científicas com envolvimento de outras instituições e com impacto direto para a sociedade, seja para o setor econômico ou mesmo social.

De acordo com o professor Rosalvo Ferreira, vice-reitor da UFS, todos esses trabalhos tiveram recursos aportados por meio da Fapese, que executa os projetos. A comissão tem caráter institucional, quem acompanha e autoriza a execução deles.

“A realização desses projetos é de suma importância para a universidade e para a sociedade, pois é através deles que conseguimos integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Promove-se ainda a integração com o setor produtivo, a inserção social e respostas a demandas da sociedade, que dificilmente seriam atendidas sem o apoio da universidade por meio de seus pesquisadores, sejam eles professores ou alunos”, ressalta o vice-reitor.

Confira os projetos discutidos:

1. Projeto ‘Estudo de Corrosão sob tensão e Corrosão Fadiga em Arames de Armadura de Tração de Risers Flexíveis’, sob a coordenação do professor Sandro Griza do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais, estando o termo de convênio entre UFS, Fapese e Petrobras vigente desde agosto de 2019, no valor de mais de R$ 409 mil e agora deverá ser prorrogado até agosto de 2022.

2. Projeto ‘Comparação de dois novos produtos probióticos em dietas de frangos de corte’ a ser realizado a partir da assinatura de um novo convênio entre a UFS, a Fapese e a Biomin do Brasil Nutrição Animal Ltda, no valor de cerca de R$20 mil, em continuidade ao projeto em processo de encerramento intitulado ‘Suplementação de Probióticos em Dietas de Frangos de Corte’ com os mesmos participantes, ambos coordenados pelo professor Claudson Oliveira Brito do Departamento de Zootecnia.

3. Projeto ‘Capacitação de Facilitadores de Círculos Restaurativos e de Construção de Paz’ executado através de convênio tripartite celebrado entre UFS, Fapese e a Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Estado de Sergipe (OAB/SE), coordenado pela professora Daniela Carvalho, especializada em Justiça Restaurativa através da metodologia de processos circulares, com foco nos ensinamentos de círculos de construção de paz de Kay Pranis. Essa capacitação já está seguindo para sua terceira turma, objeto do aditivo então analisado pela Comissão.

4. Projeto de Fortalecimento dos Territórios de Vida dos Povos e Comunidades Tradicionais do Programa de Educação Ambiental com as Comunidades Costeiras (PEAC), exigido pelo IBAMA, como condicionante de licença, no âmbito do licenciamento ambiental dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás da Bacia SEAL, sob a coordenação do professor Eraldo da Silva Ramos Filho do Departamento de Geografia. Tendo a UFS, a Fapese e a Petrobras formalizado termo de convênio em setembro de 2018 com o aporte financeiro, já atualizado com este segundo aditivo, no montante de mais de R$ 8 milhões, e teve seu prazo estendido até setembro de 2021.

5. Projeto ‘Algodão em Consórcios Agroecológicos e Acesso aos Mercados’ a ser realizado a partir da assinatura de um novo convênio entre a UFS, a Fapese e a Diaconia, no valor de mais de R$ 154 mil, objetivando a realização de uma pesquisa-ação voltada para a geração de conhecimento sobre o plantio, beneficiamento e comercialização de produtos orgânicos, no âmbito das famílias agricultoras envolvidas com a Associação de Certificação Orgânica Participativa de Agricultores e Agricultoras do Alto Sertão de Sergipe – ACOPASE. Esse trabalho se iniciou em 2019 através de um outro projeto recentemente finalizado que atuou no Alto Sertão Sergipano apoiando a criação do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica – OPAC. Ambos os projetos coordenados pelo professor Felipe Tenório Jalfim do NECATS/Campus do Sertão.

6. A proposta de Implantação de um núcleo do Programa Nacional Paradesportivo - ProBrasil na Universidade Federal de Sergipe, sob a coordenação do professor Ailton Fernando Santana de Oliveira, chefe do DEF/CCBS, deverá ser encaminhada para a Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério da Cidadania. E, sendo celebrado o Termo de Execução Descentralizada, com montante previsto em cerca de R$ 300 mil, se dará prosseguimento à contratação da Fapese, sob dispensa de licitação para apoio à execução do projeto.

Atualizado em: Qua, 05 de maio de 2021, 11:58