Seg, 01 de fevereiro de 2021, 08:32

Rádio UFS lança campanha de estímulo à vacinação contra covid-19
Material foi produzido em parceria com projeto de extensão Imuno News

Josafá Neto | Rádio UFS - A Rádio UFS FM 92.1 lançou na sua programação, nesta segunda-feira, 1º, uma campanha de estímulo à vacinação contra a covid-19. A ação educativa é uma parceria com o projeto de extensão Imuno News, do Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Além de estimular a população a se imunizar contra o novo coronavírus, o material sonoro busca esclarecer o que é fato ou fake sobre as vacinas, como a origem, segurança, eficácia, armazenamento e manuseio dos imunizantes.

São oito episódios sobre o assunto com duração média de 1”30. Cada um é introduzido por uma pergunta comum da população. Neles, o coordenador do Imuno News, professor Diego Moura Tanajura, responde de forma simples e direta cada dúvida com base em evidências científicas.

+ Professor da UFS explica diferenças entre vacinas e estratégias de imunização

Diego Tanajura lidera pesquisas sobre testes pré-clínicos de vacinas. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

“É importante destacar que a vacinação é um pacto coletivo. Não conseguiremos frear a pandemia sem a vacinação em massa. Escolher não se vacinar é colocar em risco não só a sua vida, mas as das nossas crianças e das pessoas com alguma enfermidade que não poderão tomar as vacinas. Recusar a se vacinar é uma atitude egoísta e que compromete seriamente os esforços para dar fim a pandemia,” destacou Diego Tanajura.

“O cenário atual composto por muitas fake news atacando as vacinas é o grande responsável pelo receio de parte da população frente aos imunizantes. É importante destacar que todas essas vacinas aprovadas passaram por rigorosos testes de segurança e eficácia tanto em modelos animais quanto em voluntários humanos,” complementa o professor.

Ouça aqui os episódios:

Atualizado em: Seg, 01 de fevereiro de 2021, 08:48