Qua, 20 de janeiro de 2021, 17:14

Parceria com a UFS permitirá diagnóstico da educação em município sergipano
Estudo será desenvolvido com a Prefeitura de Riachão do Dantas
A proposta de cooperação tem como foco o diagnóstico da educação em Riachão do Dantas. (fotos: Ascom UFS)

A reitora pro tempore da Universidade Federal de Sergipe, Liliádia Barreto, recebeu nesta quarta-feira, 20, a prefeita Simone Andrade, do município sergipano de Riachão do Dantas, distante 99km de Aracaju. A visita teve como objetivo possibilitar a formalização de um acordo de cooperação entre a universidade e o município, visando a um diagnóstico da educação em Riachão do Dantas. A proposta pode ser ampliada ainda para outras áreas, como saúde e agricultura.

De acordo com a reitora pro tempore, Liliádia Barreto, o acordo permitirá à universidade fazer um levantamento estatístico da realidade educacional do município em questão, o que deverá contribuir com a gestão local e trazer melhorias diversas.

"Pretendemos somar esforços que contribuam para o avanço científico e tecnológico do município, afinal de contas esse tipo de contribuição é uma das funções da universidade. Com o acordo de cooperação firmado, a UFS poderá disponibilizar tecnologias para dar suporte ao plano de trabalho da prefeitura", detalha Liliádia.

Aproximação

Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20

O vice-reitor pro tempore da UFS, Pedro Durão, também esteve no encontro. "Foi uma visita de aproximação entre a prefeitura de Riachão do Dantas e a UFS, propondo um termo de cooperação para apoio técnico-científico dos nossos professores. Eu diria que foi uma visita muito salutar, com intenção colaborativa da UFS e de todos os seus membros, reforçando o nosso perfil de participação, de colaboração, de apoio a todos que nos procuram", diz Durão.

Para a prefeita Simone Andrade, que é egressa da UFS, as expectativas com relação ao termo de cooperação são muito boas."Fiquei muito feliz e honrada por essa aberturta da universidade em fazer uma parceria, pela cooperação com o nosso município. Sei que muitas portas vão se abrir na área de educação, saúde, agricultura e empreendedorismo, o que traz oportunidades tão necessárias para o nosso povo", comenta a gestora.

Além da prefeita e da reitora e vice-reitor pro tempore, estiveram na reunião o pró-reitor de Planejamento da UFS, Kléber Oliveira, a advogada Karina Pereira e o estatístico Ralbert Menezes. "Esse diagnóstico é essencialmente técnico. Certamente, por meio de um monitoramento detalhado, será permitido ao município que aja onde realmente for necessário", complementou Kléber Oliveira.

Andreza Azevedo

Gabinete da Reitora